FORTALECENDO REDES CULTURAIS EM EMBU DAS ARTES

Ação #1 – Oficina aberta – cultura, projetos e políticas culturais

Se você trabalha ou tem interesse nas áreas de cultura e/ou artes, venha participar da Oficina de formação e troca de saberes sobre cultura e políticas culturais, que acontecerá no CEU Jardim do Colégio, em Embu das Artes!

A oficina é gratuita e aberta à participação de todos os interessados. Serão discutidos conteúdos relacionados à cidadania cultural, diversidade cultural, produção artística e arranjos produtivos da cultura. A oficina também aborda ferramentas práticas para elaboração e gestão de projetos culturais.

Quando?

Entre os dias 13 a 24 de agosto

}

Horário:

Seg a sex, 19h às 22h*, e sáb, 10 às 12h

*A Prefeitura de Embu das Artes oferecerá ônibus para deslocamento entre o centro da cidade e o CEU.

Onde?

CEU Jardim do Colégio
R. Pégaso, 294-406
Jd. do Colégio, Embu das Artes – SP

Inscrições

As Inscrições devem ser feitas até o dia 10 de agosto de 2018.

Inscreva-se aqui

Público-Alvo

Convidamos especialmente o público jovem interessado em cultura, os fazedores locais de cultura e artes e os gestores de equipamentos e projetos culturais!

Ação #2 – Oficina de Mapeamento de iniciativas culturais locais e seleção de bolsistas

Entre os meses de agosto e setembro de 2018 será desenvolvido um mapeamento de iniciativas culturais locais em Embu das Artes.

Estamos buscando 5 agentes culturais para participarem de uma formação específica sobre metodologias de Mapeamentos culturais e  das atividades do mapeamento, recebendo bolsa de R$ 1.500,00.

Oficina de Mapeamento de iniciativas Culturais

Quando?

Entre os dias 20 e 24 de agosto

}

Horário:

Seg a sex, 13h às 17h

Onde?

CEU Jardim do Colégio
R. Pégaso, 294-406
Jd. do Colégio, Embu das Artes – SP

Inscrições

As Inscrições devem ser feitas até o dia 10 de agosto de 2018.

Inscreva-se aqui

Pré-Requisitos

. Ter mais de 18 anos
. Ter interesse nas áreas de cultura e/ou artes
. Participar da oficina cultura, projeto e políticas culturais
. Participar da oficina de Mapeamento de iniciativas culturais locais
. Ter disponibilidade de tempo para se dedicar ao projeto por 30 dias

Sobre as ações

Estas ações são parte do projeto de fortalecimento de redes culturais, que é desenvolvido pelo Cebrap em parceria com a Unesco (via Fundo Internacional para a Diversidade Cultural) e acontecerá em 4 cidades do Brasil. Saiba mais >

Contato

Para maiores informações sobre as ações entre em contato com a equipe do projeto pelo e-mail: redesculturais@cebrap.org.br ou acesse nossa página no Facebook – /pesquisacebrap

Equipe do Projeto

Ana Paula do Val é mestre em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), Brasil. Especialista em Cultura e Comunicação pela Université Paris VII, França. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), São Paulo, Brasil. Bacharel em Artes Visuais pela Stadelshule – Schule Belletristik, Alemanha. Pesquisadora e docente do Grupo de Pesquisas do Observatório da Diversidade Cultural ODC-MG (UEMG/UFBA) e pesquisadora do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul – MALOCA (UNILA). Desde 1999 se dedica à pesquisas, projetos e produção acadêmica voltadas aos temas:  planejamento urbano, planejamento rural, permacultura, habitação social, planos diretores, mobilização social, participação social, periferias, cidade e cultura, e na construção de mapeamentos participativos: urbanos, socioculturais e de outras naturezas. Atualmente, assessora tecnicamente e metodologicamente o mapeamento sobre práticas artísticas, culturais, ambientais e turísticas, na Baixada Santista (SP) e Vale do Ribeira (SP) SESC SP. Organizadora e autora da pesquisa de mapeamento de práticas culturais na zona sul de São Paulo, para o SESC-SP, “Santo Amaro em Rede: culturas de Convivência”  SESC-SP, 2011.

Danilo Júnior de Oliveira é professor, pesquisador e advogado. É doutor em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (2015), possui mestrado (2008) e graduação (2005) pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Atua principalmente nas áreas relacionadas a direitos humanos, cultura e políticas públicas.

Luísa Adib Dino atua em pesquisas sobre políticas culturais, financiamento e orçamento público. Possui mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e é bacharel em Gestãode Políticas Públicas pela mesma Universidade (2015).

Maria Carolina Vasconcelos Oliveira é pesquisadora e professora em temas relacionados à cultura e às artes. É integrante do Cebrap desde 2005 e membro da Câmara de Pesquisadores desde 2015. Atua também na área de artes cênicas, como arte-educadora no Centro Cultural da Juventude, de São Paulo.Possui mestrado (2009) e doutorado (2014) em Sociologia da Cultura pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho de mestrado sobre práticas culturais e mediação cultural recebeu o Prêmio Rumos do Observatório Itaú Cultural (Research on going, 2009); e sua tese de doutorado sobre formas independentes de produção cultural foi premiada no Concurso de Melhores Teses do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (2014). Ela é bacharel em Administração e Ciências Sociais e tem especialização em dança e formação livre em artes circenses.

Apoio

Ministério da Cultura, Programa CEUs das Artes, CEU Jardim do Colégio e Secretaria Municipal de Cultura de Embu das Artes.

CEU Jardim do Colégio

Pégaso, 294-406 – Jd. do Colégio, Embu das Artes – SP