FORTALECENDO REDES CULTURAIS EM TOLEDO

Ação #1 – Oficina aberta – cultura, projetos e políticas culturais

Se você trabalha ou tem interesse na área da cultura, venha participar da Oficina de formação e troca de saberes sobre cultura, projetos e políticas culturais, que acontecerá na Praça CEU Macapá.

A oficina é gratuita e aberta à participação de todos os interessados. Serão discutidos temas como cidadania cultural, diversidade cultural, produção artística e arranjos produtivos da cultura. A oficina também aborda ferramentas práticas para
elaboração e gestão de projetos culturais.

Quando?

}

Horário:

Segunda a sexta, das 19h00 às 22h20, e sábado (dia 10.nov), das 9h00 às 13h00

Onde?

CEU de Toledo
R. Ledi Fischer Maas, 1735
esquina com General Canabarro
Toledo, PR

Público-Alvo

Convidamos especialmente o público jovem interessado em cultura, os fazedores locais de cultura e artes e os gestores de equipamentos e projetos culturais!

Inscrições

As Inscrições devem ser feitas até o dia 26 de outubro de 2018.

Inscreva-se aqui

Ação #2 – Oficina de Mapeamento de iniciativas culturais

A oficina tratará especificamente de metodologias para Mapeamentos culturais.


Oficina de Mapeamento de iniciativas Culturais

Quando?

Dias 8, 9, 12, 13 e 14 de novembro de 2018

}

Horário:

das 14h00 às 18h00

Onde?

CEU de Toledo
R. Ledi Fischer Maas, 1735
esquina com General Canabarro
Toledo, PR

Inscrições

As Inscrições devem ser feitas até o dia 26 de outubro de 2018.

Inscreva-se aqui

Ação #3 – Mapeamento das iniciativas culturais locais e seleção de bolsistas

Entre os meses de novembro e dezembro de 2018 será desenvolvido um mapeamento de iniciativas culturais locais em Toledo.

Estamos buscando 5 agentes culturais para participar das atividades do mapeamento que será realizado em Toledo recebendo do projeto uma bolsa/ajuda de custo no valor de R$ 1.500,00.

 

Pré-Requisitos

. Ter mais de 18 anos
. Ter interesse nas áreas de cultura e/ou artes
. Participar da oficina cultura, projeto e políticas culturais
. Participar da oficina de Mapeamento de iniciativas culturais locais
. Ter disponibilidade de tempo para se dedicar ao projeto por 30 dias

Sobre as ações

Estas 3 ações são parte do projeto de fortalecimento de redes culturais, desenvolvido pelo Cebrap em parceria com a Unesco (via Fundo Internacional para a Diversidade Cultural) que acontecerá no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados de 4 municípios brasileiros: Embu das Artes (SP), Toledo (PR), Macapá (AP) e Serra Talhada (PE). Saiba mais >

Contato

Para maiores informações sobre as ações entre em contato com a equipe do projeto pelo e-mail: redesculturais@cebrap.org.br

Equipe do Projeto

Maria Carolina Vasconcelos Oliveira é pesquisadora, realizadora e professora em temas relacionados à cultura e às artes. É integrante do Cebrap desde 2005 e membro da Câmara de Pesquisadores desde 2015. Possui mestrado (2009) e doutorado (2014) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho de mestrado sobre práticas culturais e mediação cultural recebeu o Prêmio Rumos do Observatório Itaú Cultural (Pesquisa em Andamento, 2009); e sua tese de doutorado sobre formas independentes de produção cultural foi premiada no Concurso de Melhores Teses do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (2014). Atua também na área de artes cênicas, com formação de nível básico em dança e formação livre em artes circenses. Já lecionou em cursos como a Pós-Graduação Cultura e Globalização da Escola de Sociologia e Política de São Paulo e as Pós-Graduações de Gestão Cultural e de Mídias Digitais do Centro Universitário Senac, colabora como professora em disciplinas da Especialização em Gestão Cultural do Sesc-São Paulo desde 2015, além de atuar como arte-educadora em oficinas de equipamentos como Centro Cultural da Juventude e Centro Cultural Tendal da Lapa.

Ana Paula do Val é mestre em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), Brasil. Especialista em Cultura e Comunicação pela Université Paris VII, França. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), São Paulo, Brasil. Bacharel em Artes Visuais pela Stadelshule – Schule Belletristik, Alemanha. Pesquisadora e docente do Grupo de Pesquisas do Observatório da Diversidade Cultural ODC-MG (UEMG/UFBA) e pesquisadora do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul – MALOCA (UNILA). Desde 1999 se dedica à pesquisas, projetos e produção acadêmica voltadas aos temas:  planejamento urbano, planejamento rural, permacultura, habitação social, planos diretores, mobilização social, participação social, periferias, cidade e cultura, e na construção de mapeamentos participativos: urbanos, socioculturais e de outras naturezas. Atualmente, assessora tecnicamente e metodologicamente o mapeamento sobre práticas artísticas, culturais, ambientais e turísticas, na Baixada Santista (SP) e Vale do Ribeira (SP) SESC SP. Organizadora e autora da pesquisa de mapeamento de práticas culturais na zona sul de São Paulo, para o SESC-SP, “Santo Amaro em Rede: culturas de Convivência”  SESC-SP, 2011.

Danilo Júnior de Oliveira 

Doutor na área de Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Graduado e mestre em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Realizou estágio de pesquisa no Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra. Pesquisador e docente na pós-graduação lato sensu em Gestão de Projetos Culturais no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (CELACC/USP). Professor nos cursos de Direito da Universidade Ibirapuera (UNIB) e UniDrummond. Foi professor colaborador no curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho (PR). Foi Diretor do Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de Jacarezinho (PR), Diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP, Membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura do Paraná, Membro efetivo do Conselho Municipal de Cultura de Jacarezinho (PR) e Coordenador da Câmara de Cultura do Território da Cidadania e Integração do Norte do Paraná. Atua como professor e pesquisador nas áreas: Direito Constitucional, Direitos Humanos, Teoria Geral do Estado, Políticas Públicas e Políticas Culturais.

Luísa Adib Dino Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e é bacharel em Gestãode Políticas Públicas pela mesma Universidade (2015). Atua em pesquisas sobre políticas culturais, financiamento e orçamento público e tecnologias de informação e comunicação.

Apoio

Ministério da Cultura, Programa CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, CEU de Toledo e Secretaria Municipal de Cultura de Toledo.

CEU de Toledo

R. Ledi Fischer Maas, 1735