O Centro para Imaginação Crítica (CCI/Cebrap) promoveu no final de 2024 o Seminário “Neoliberalismo e paradigmas pós-neoliberais”. Realizado no Centro MariAntonia, em São Paulo (SP), o evento reuniu importantes nomes da academia, nacionais e internacionais, para debater temas centrais sobre o neoliberalismo e suas consequências em diversas esferas da sociedade contemporânea.
O primeiro dia do seminário abordou quatro temas principais: Estado, religião e neoliberalismo, com Joanildo Burity, Adrian Gurza Lavalle e Paula Montero; Neoliberalismo e meio ambiente, com Alexander Etkind, Cristina Reis e Arilson Favareto; Extrema direita e perspectivas futuras, com Leonard Benardo, Camila Rocha e Jonas Medeiros; e Neoliberalismo hoje e perspectivas pós-neoliberais, com Gary Gerstle e Marcos Nobre.
A programação do segundo reuniu três mesas que exploraram temas relevantes no cenário pós-neoliberal: Feminismo e cuidado: perspectivas pós-neoliberais, com Flavia Rios, Nadya Araújo Guimarães e Flávia Biroli; Paradigmas econômicos pós-neoliberais, com Fernanda Cardoso, David Dequech e Alvaro Comin; e Raça e direitos: perspectivas pós-neoliberais, com Cedric Johnson, Wlamyra Ribeiro de Albuquerque e Rúrion Soares Melo.
O Seminário “Neoliberalismo e paradigmas pós-neoliberais” produziu uma visão ampla e interdisciplinar sobre os impactos do neoliberalismo e as possibilidades de construção de paradigmas alternativos. Com discussões que foram desde questões religiosas e ambientais até os desafios econômicos e sociais, o evento reafirmou a importância de se refletir criticamente sobre o contexto atual e suas transformações.
Todos os debates estão integralmente disponibilizados no canal do YouTube do Cebrap: acesse aqui.