Walter Barelli (1938-2019)

O Cebrap lamenta a morte de Walter Barelli. O economista e professor paulistano faria 81 anos nesta quinta, 25 de julho, mas nos deixou uma semana atrás, em 18 de julho. Barelli era associado ao Cebrap desde 1971.

Barelli formou-se em economia pela FEA-USP enquanto trabalhava como bancário no Banco do Brasil e fez pós graduação em Sociologia do Desenvolvimento com Octavio Ianni na USP da Rua Maria Antônia. Logo depois, em 1965, entrou para o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos [Dieese] e lá permaneceu, como diretor técnico, até 1990.

Assessorou Lula durante a campanha para presidência em 1989. Com a eleição de Fernando Collor sua permanência no Dieese ficou insustentável. Foi o começo de sua trajetória como ocupante de cargos públicos, afinal, poucos anos depois, tornou-se Ministro do Trabalho [1992-1994, Governo Itamar Franco]. Em 1994 filiou-se ao PSDB e se tornou secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo de 1995 a 2002, nos governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin, e deputado federal pelo PSDB [2003-2007].

Durante sua trajetória, Barelli lecionou em faculdades como PUC, FGV e Unicamp [onde aposentou-se, era professor do Departamento de Teoria Econômica], e escreveu livros como “O futuro do emprego”, “Distribuição funcional de renda nos bancos comerciais” e “As alternativas de emprego para o mercado de trabalho”.

No site Memória Dieese, Barelli relembra sua trajetória em um longo e rico depoimento.

Walter Barelli em 1986, durante evento em sindicato no Rio de Janeiro [Arquivo do Sinttel-Rio]

Leia Também

Pesquisa financiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA] e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente [FUMCAD] da Prefeitura de São Paulo, “Tráfico de Drogas entre as Piores Formas de Trabalho Infantil: Mercados, Famílias e Redes de Proteção Social” discute o trabalho infantil no tráfico de drogas e em outros mercados informais, […]

Estudo elaborado pelo Cebrap e pela ONG Conectas Direitos Humanos apresenta dados dos últimos anos sobre o financiamento das comunidades terapêuticas, principal política do governo federal e de alguns governos estaduais e municipais para o tratamento de pessoas que sofrem com o uso de drogas. O estudo analisou o financiamento público feito pelo governo federal […]