Desenvolvendo mecanismos de inclusão na nova ordem metropolitana: Associativismo e microfundamentos da exclusão-inclusão social

Intensas transformações no mundo do trabalho estimularam o debate político e intelectual acerca da emergência de novas formas de pobreza, cuja particularidade, enfoques e orientações teóricas à margem, residiria na corrosão das formas de incorporação social via mercado de trabalho que se tornaram dinâmica dominante ao longo do século XX. A despeito de aventadas intensamente na literatura dos últimos anos, as conseqüências de exclusão geradas pelas transformações no mundo do trabalho não são imediatas e sequer dependem apenas da vulnerabilidade dos indivíduos no mercado de trabalho. Esta linha de pesquisa parte do pressuposto de as tendências de exclusão/inclusão social não serem cabalmente compreensíveis se reduzidas ao plano das dinâmicas econômicas e seu efeitos sobre os indivíduos, desconsiderando outros âmbitos como fontes de solidariedade ou integração social. É bem conhecido que no mundo moderno a integração e a incorporação social foi articulada mediante combinações diversas de: i) expansão do mercado e vinculação pelo assalariamento, pelo consumo e pelos benefícios materiais e simbólicos atrelados a categoria trabalho; ii) institucionalização da solidariedade social de índole política, cristalizada em órgãos e políticas públicas de intervenção e regulação social, ou seja, vinculação pelo direito; iii) permanência ou emergência de formas de solidariedade de índole societária, alimentadas por redes de sociabilidade e por práticas associativas com diversos graus de institucionalização e abrangência. Em sociedades caracterizadas por histórias de deficiências e precariedades nos alcances dos primeiros expedientes de integração, a retração do Estado e a crise do emprego agravam sem dúvida os problemas de exclusão já existentes; entretanto, e como mecanismo de compensação, é nessas sociedades que o terceiro componente costuma ser mais desenvolvido.

Produção
GURZA-LAVALLE, Adrian e CASTELLO, Graziela (2004) “As benesses deste mundo: Associativismo Religioso e Inclusão socioeconômica.” Revista Novos Estudos. São Paulo: Cebrap, nº 68.

 

Período

2002 -2003

Anexos