Estudo sobre Vulnerabilidades de Negros e Não Negros ao HIV/Aids

Este trabalho tem por objetivos:

1. Explorar as inter-relações entre os componentes sócio-demográficos e econômicos e as práticas sexuais da população negra e não negra de ambos os sexos, a partir dos dados da pesquisa “Comportamento Sexual e Percepções da População Brasileira sobre o HIV/AIDS-2005”, com o intuito de compreender o processo de vulnerabilização ao HIV/AIDS de segmentos específicos, bem como o de sugerir estratégias de promoção à saúde e prevenção às DST-HIV/AIDS.

Os segmentos específicos foram construídos a partir da combinação das categorias de faixa etária, sexo e cor/raça, sendo estes:

Homens brancos (HB) de 16 a 24 anos;
Homens negros (HN) de 16 a 24 anos;
Mulheres brancas (MB) de 16 a 24 anos;
Mulheres negras (MN) de 16 a 24 anos;
Homens brancos (HB) de 45 anos ou mais;
Homens negros (HN) de 45 anos ou mais;
Mulheres brancas (MB) de 45 anos ou mais;
Mulheres negras (MN) de 45 anos ou mais.

2. Analisar os significados das percepções, comportamento e práticas sexuais desses segmentos específicos nos sítios de São Paulo e Recife, a partir de estudo qualitativo.

Objetivos Específicos:

1. Construir modelos estatísticos indicativos da vulnerabilidade da população negra e não negra em relação ao HIV/AIDS a partir da análise dos dados sobre o uso do preservativo e testagem anti- HIV/AIDS para os oito segmentos especificados anteriormente.

2. Analisar o conhecimento sobre DST-HIV/AIDS, testagem anti-HIV e uso do preservativo para os segmentos considerados no estudo qualitativo.

Informações

Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde

Período

maio 2006 – julho 2007

Anexos