Coordenação: Monise Picanço
Equipe: Florbela Ribeiro e Marina Castro de Oliveira
Período: 2023 – 2025
A pesquisa Disrupting Harm é uma iniciativa global liderada pelo UNICEF, em parceria com a ECPAT e a INTERPOL, com financiamento do The End Violence Fund. Implementado em 12 países, incluindo o Brasil, o estudo visa compreender as diferentes manifestações da exploração e abuso sexual infantil online, com o objetivo de subsidiar políticas de prevenção e resposta mais eficazes.
A frente qualitativa da pesquisa está sendo conduzida no Brasil por meio de uma colaboração entre o UNICEF, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), CETIC.br e a Derivar Consultant. A metodologia inclui a realização de entrevistas com profissionais do sistema de justiça e de atendimento direto a vítimas, além de jovens que tenham sofrido essa forma de violência.
As entrevistas ocorrem nas regiões metropolitanas de São Paulo e Manaus. Todos os dados seguem rigorosos protocolos éticos, alinhados à Resolução 510 do Ministério da Saúde, garantindo a confidencialidade dos participantes.
Esse estudo representa um importante passo para o avanço nas políticas de proteção infantil no Brasil, buscando não apenas identificar os desafios atuais, mas também fornecer diretrizes para a criação de soluções efetivas.