DesJus inicia atividades de 2025 com debate sobre filantropias e democracia

O DesJus – Seminários sobre Desigualdades e Justiça do Cebrap inicia as atividades de 2025 em parceria com o Instituto Beja, com uma programação voltada para a reflexão crítica sobre o papel das filantropias em contextos democráticos marcados por profundas desigualdades, como o brasileiro. Com oficinas interdisciplinares e um espaço plural de debate, o projeto busca aprofundar as discussões sobre a relação entre filantropia, instituições e sociedade civil.

A programação de fevereiro contará com dois encontros:

Filantropias em Debate – Instituições e Sociedade Civil

05 de fevereiro (quarta-feira), às 17h – Leitura Dirigida e Discussão (exclusivamente online)

O primeiro encontro propõe uma leitura dirigida de textos fundamentais para compreender o papel dos doadores de alta renda e das organizações de direitos humanos no Brasil, além de reflexões teóricas sobre os movimentos sociais e sua institucionalização. O debate será baseado nas seguintes leituras principais:

O encontro seguirá o formato habitual: uma apresentação inicial dos principais conceitos e argumentos dos textos selecionados, seguida de um debate aberto para troca de impressões e reflexões entre os participantes. O link de acesso será enviado oportunamente.

26 de fevereiro (quarta-feira), às 18h – Conferência: Filantropia, Instituições e Sociedade Civil (presencial no Cebrap, com transmissão simultânea via Zoom)

Com a participação dos professores Adrian Gurza Lavalle (DCP/USP – Cebrap) e Mário Aquino Alves (FGV-EAESP), a conferência discutirá a relação entre filantropia e sociedade civil no Brasil. Cada palestrante terá 30 minutos para apresentar suas reflexões, seguidos de um espaço para debate com o público.

A proposta do DesJus combina leituras dirigidas e conferências para oferecer um equilíbrio entre um ambiente de debate aberto e a formação qualificada promovida por especialistas da área.

As pessoas interessadas devem realizar a inscrição através do formulário aqui.

Leia Também

O terceiro episódio do CebrapCast é uma homenagem ao sociólogo e ex-presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Vilmar Faria. O episódio foi intitulado “As consequências não intencionais das políticas públicas: a audaciosa teoria de Vilmar Faria sobre a transição demográfica no Brasil” e conta com a particiapação de Eduardo Rios Neto, presidente do […]