Cerimônia na USP marca instalação do Instituto Merian América Latina

 

Na tarde desta segunda-feira, 03/04, foi realizada no Salão dos Atos, no prédio da reitoria da USP, uma cerimônia que marcou a instalação do Instituto Merian América Latina. A iniciativa é formada por um consórcio de sete instituições de pesquisa de ciências sociais e humanidades – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Livre de Berlim (FU Berlin), Universidade de Colônia (UzK), Instituto Ibero-Americano (IAI), El Colegio de México (COLMEX) e Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales (CONICET/Universidad Nacional de La Plata).

A principal objetivo do instituto será o estudo sobre as formas de convivência entre grupos sociais, políticos, religiosos e culturais em sociedades desiguais, na América Latina e no Caribe, promovendo pesquisas comparativas sobre as interdependências regionais.

O Instituto será instalado no prédio do Centro de Difusão Internacional (CDI), no campus da USP em São Paulo, e conta com financiamento do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha.

O novo instituto foi concebido como um fórum dinâmico da produção e disseminação do conhecimento e caracterizado pela cooperação horizontal e simétrica entre pesquisadores de diferentes disciplinas e países, abrigando pós-doutores e pesquisadores seniores.

Na USP, o centro será instalado, a partir de abril de 2017, em estreita cooperação com o Cebrap, enquanto os parceiros no México e na Argentina participarão ativamente das atividades planejadas, contribuindo para sua divulgação na América Latina e no Caribe, especialmente nos países de língua espanhola. 

A abertura da cerimônia contou com o pronunciamento da presidente do Cebrap  e professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Angela Alonso. A professora ressaltou que o Instituto terá como propósito o estudo sobre a complexa realidade cultural e social da América Latina. “Não se trata de um olhar europeu sobre nossa sociedade. Nosso objetivo é pesquisar as interdependências e possibilitar novos conhecimentos para uma cooperação de longa duração”, afirmou.

O cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, falou sobre a importância da criação do Instituto, que se soma a outros centros alemães de pesquisa localizados em São Paulo, dentre eles o Centro Alemão de Ciência e Inovação em São Paulo (DWIH).

Para o reitor da USP, Marco Antonio Zago, o novo Instituto cumpre uma das principais missões da Universidade, que é a criação de novo conhecimento. “O novo Instituto conecta a USP a importantes e tradicionais centros de pesquisas na área de humanidades, o que é um motivo de comemoração”, afirmou.

 

Angela Alonso durante assinatura de instalação do Instituto Merian América Latina

Leia Também

O Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila), parceiro institucional do Cebrap, está com chamadas abertas para 2025. No total são 14 bolsas com duração entre 3 e 9 meses, voltadas para pesquisadores/as da área de ciências humanas e sociais. Se você tem interesse nessas oportunidades não deixe de acessar o site do […]

Para marcar a doação de arquivos inéditos para centro de estudos da Unicamp, coletânea reúne depoimentos de ativistas, artistas e pensadores que explicam por que o hip hop tem atraído a Universidade como registro vivo de experiências negras “Você está entrando no mundo da informação, autoconhecimento, denúncia e diversão. Esse é o Raio X do […]

The IPP-Cebrap has joined India’s OP Jindal Global University, Thailand’s Mahidol University, and Britain’s University of York to create the Global Classroom project. This initiative is directed at students and researchers who wish to learn about and discuss new challenges in and approaches to global development. The program for this semester deals with topics such […]