Cebrap Pesquisa #06 – Escolas em luta

No sexto episódio da série #CebrapPesquisa, Jonas Medeiros, Rúrion Melo e Bianca Tavolari analisam as ocupações das escolas estaduais de São Paulo no final de 2015 pelos estudantes secundaristas. Qual foi a grande novidade dessa manifestação? Como conseguiram suspender o fechamento de escolas pelo governo estadual? Como se espalharam por outros Estados brasileiros? Qual o papel da Justiça paulista na vitória (parcial) dos estudantes?

O trabalho destes três pesquisadores do Cebrap com outros colegas de outras instituições já rendeu um livro (‘Escolas de Luta‘, Editora Veneta, 2016), um artigo (“As ocupações de escolas públicas em São Paulo (2015-2016): entre a posse e o direito a manifestação“, Novos Estudos, 2018) e ainda este ano sairá uma coletânea de textos (‘Ocupar e Resistir: movimentos de ocupação de escolas pelo Brasil (2015-2016)‘, Editora 34).

A série #CebrapPesquisa tem como objetivo divulgar trabalhos em andamento feitos pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Confira abaixo os episódios anteriores:

Cebrap Pesquisa #01 – Impacto Social do Uso da Bicicleta em São Paulo

Cebrap Pesquisa #02 – A Política das Ruas

Cebrap Pesquisa #03 – Tráfico de drogas entre as piores formas de trabalho infantil

Cebrap Pesquisa #04 – Evangélicos: os eleitos

Cebrap Pesquisa #05 – Saúde e Cidadania

Leia Também

Dando prosseguimento às comemorações dos nossos 50 anos, o Cebrap promove, em nova parceria com o Sesc, as Jornadas Sesc Cebrap: Pesquisa e Futuro. Pensando em uma agenda para pesquisas em ciências sociais, especialistas debatem assuntos como tecnologia, práticas culturais, drogas, raça, mobilidade e políticas públicas. Todos os debates acontecerão no Centro de Pesquisa e […]

Tornar as finanças verdes – isto é, atribuir a ativos, operações, atividades e investimentos financeiros a expectativa de que promovam benefícios ambientais – é uma das principais apostas de governos, empresas e organismos multilaterais para financiar a transição a uma economia sustentável. A promessa de contribuição do universo financeiro à transição verde não é nada […]