A íntegra da conferência de Adam Przeworski na abertura do #Cebrap50anos

Dando prosseguimento às comemorações do cinquentenário do Cebrap começamos a publicar em nosso canal no YouTube as íntegras em vídeo de todo conteúdo do seminário internacional ‘Democracia à brasileira’, que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2019 no Sesc Vila Mariana.

Em 14 de maio, Marta Colabone, representando o Sesc, e Angela Alonso, em seu último evento como presidente do Cebrap, foram responsáveis pela abertura da maratona de debates.

Logo após a exibição do documentário em curta Cebrap – 50 anos pensando o Brasil, a cientista política Maria Hermínia Tavares de Almeida apresentou o grande nome da noite, Adam Przeworski. Em “Democracia em crise?”, o renomado cientista político e professor da NYU tratou de um assunto caro ao momento político, afinal de contas, as razões da atual crise da democracia são profundas e só podem ser compreendidas se referidas às condições econômicas, sociais e culturais de cada país afetado. Restringir-se aos “usuais suspeitos” — como o Brexit, a vitória de Trump, ou os casos de Polônia e Hungria — não é suficiente para dar conta dos desafios postos. Veja abaixo a íntegra da conferência de Przeworski.

E, abaixo, a versão com tradução simultânea em português da conferência.

Veja também a íntegra das outras mesas:

Dia 2 – Instituições políticas/Mobilizações sociais/Desenvolvimento, trabalho e políticas públicas

Dia 3 – Desigualdades/Religião/Debates políticos do espaço público

Leia Também

O Seminário Cebrap, realizado no dia 13/12, marcou o lançamento do livro Limits of Democracy, de Marcos Nobre, presidente do Cebrap. A versão em inglês da obra Limites da Democracia foi editada pela editora Springer e lançada em evento online. Participaram do encontro Marcos Nobre (Cebrap/Unicamp), Mariana Valente (Universität Saint Gallen/InternetLab) e William Scheuerman (Indiana […]

Centro que reuniu intelectuais no auge da ditadura fez concessões para existir; já a geração atual é mais acadêmica. Para se constituir justamente no período mais duro da ditadura militar brasileira, imediatamente após a entrada em vigor do Ato Institucional nº 5, que limitou direitos civis e políticos no país, o Cebrap, que agora completa […]