Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap 2020

Foi lançado, no dia 25 de agosto de 2021 o livro “Estudos de mobilidade por bicicleta 4″, resultado do Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap. O projeto tem como objetivo fomentar a produção de conhecimento sobre a bicicleta na mobilidade urbana no Brasil. Os artigos são:

“A bicicleta na mobilidade urbana durante a pandemia de Covid-19: uma análise comparada do debate público veiculado por jornais em Curitiba e Recife”, por Bruna Barradas Cordeiro, mestre em sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em políticas públicas e pesquisa na 99 Tecnologia.

“Empreendedorismo de si no capitalismo de plataforma: um estudo com entregadores ciclistas em São Paulo”, por Eduardo Altheman, mestre, doutor e pós-doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

“Transporte escolar por bicicleta: determinantes e potenciais impactos de uma política expansiva”, por Livia Velho Rodrigues Diniz, economista pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestra em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Ciclovias e ciclofaixas ajudam a reduzir mortes no trânsito para todas as pessoas usuárias da via? Uma análise em vias arteriais da cidade de São Paulo”, por Flavio Soares de Freitas, mestrando em Engenharia de Transporte – Informações Espaciais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com Master em Gestão de Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“A aceitação da mobilidade por bicicleta segundo as narrativas dos jornais: uma análise do Rio de Janeiro e de São Paulo (2010-2019)”, por Pedro Paulo Machado Bastos, doutorando em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Analista de transporte público no Institute for Transportation and Development Policy – ITDP Brasil.

Para a publicação completa, clique aqui.

Pesquisadores: Victor Callil, Daniela Costanzo, Monise Picanço, Maria Carolina Vasconcelos Oliveira, Eduardo Rumenig

Anexos