Seminários do Cebrap Sustentabilidade abordam a governança florestal na Amazônia

O Cebrap Sustentabilidade está promovendo um ciclo de encontros para discutir a trajetória histórica da agenda brasileira na promoção de atividades produtivas sustentáveis e mais inclusivas na Amazônia. Serão quatro encontros com uma questão central, “como promover a governança florestal na Amazônia?”.

Cada mesa abordará este tema sob uma perspectiva específica: desde os mecanismos de mercado, às políticas públicas e algumas formas de governança. O que se espera é que, ao dar visibilidade a cada uma destas perspectivas, seja possível identificar aspectos que podem contribuir para atender aos desafios mais concretos apontados durante os seminários.

O evento faz parte de um projeto internacional coordenado pela Chatham House (organização política independente do Reino Unido). Outras três instituições de pesquisa compõem o projeto: CTSS – IPB University, na Indonésia, CEPAS, na República Democrática do Congo, e Cebrap Sustentabilidade.

Os encontros acontecem nos dias 12 e 13 de abril, às 10h e às 15h, no horário de Brasília. Assista no Canal do Cebrap no YouTube. Confira a programação:

Mesa 1 – Os governos e a floresta
12/4, às 10h (horário de Brasília)
Convidados:
Fernando Sampaio (PCI – MT)
Marcio Astrini (Observatório do Clima)
Rafael Rocha (MPF – AM)
Tatiana Schor (SEDECTI – AM)
Mediação: Louise Nakagawa

Mesa 2 – Os povos e a floresta
12/4, às 15h (horário de Brasília)
Convidados:
Ângela da Conceição de Jesus (FETAGRI – PA)
Darlene Braga (CPT – AC)
Geová Alves (AMAZONBAI – AP)
Maria Alaides de Sousa (MIQCB)
Marli Luma (SOENAMA – RO)
Mediação: Ariane Favareto

Mesa 3 – Os mercados e a floresta
13/4, às 10h (horário de Brasília)
Convidados:
Amaggi
FGVces
FSC Brasil
Fundo JBS
Klabin
Mediação: Louise Nakagawa

Mesa 4 – A cooperação internacional e floresta
13/4, às 15h (horário de Brasília)
Convidados:
Ariane Favareto (Cebrap Sustentabilidade
Isabel Drigo (Imaflora)
Lívia Pagotto (Instituto Arapyau)
Tamara Tobias (Cebrap Sustentabilidade)
Virgílio Viana (Fundação Amazônia Sustentável)
Mediação: Louise Nakagawa

Leia Também

Quão aderente são os sistemas de bike sharing em relação à realidade das cidades nas quais estão implantados? Quais os principais motivos de uso? Qual o nível de intermodalidade? E quais são os impactos? Estas e outras perguntas são respondidas no estudo “Caracterização social do bike sharing no Brasil”, pesquisa realizada pelo Cebrap em parceria […]

O Núcleo Direito e Democracia (NDD), do Cebrap, por meio de suas linhas de pesquisa “Esfera Pública e Cultura Política” e “Diagnósticos de Tempo”, lança três diferentes editais para seleção de novos(as) integrantes provenientes de diferentes áreas do conhecimento (economia, sociologia, direito, ciência política, psicologia, antropologia, história, filosofia), e que tenham interesse de participar em […]