“Queremos dar continuidade ao trabalho de dinamizar a Novos Estudos”, diz Renata Francisco, a nova editora

Renata Ribeiro Francisco é a nova editora da revista Novos Estudos do Cebrap. A historiadora acredita na importância de imprimir ainda mais dinamismo à revista para seguir contribuindo com a disseminação de conhecimento para toda a sociedade.

“Acredito na possibilidade de trazer coisas novas”, conta Renata. “Estamos trabalhando para dar mais dinamicidade para a Novos Estudos, o que já vem sendo construído com o Blog. A ideia é aproveitar esse espaço para tratar de temas importantes e atuais que possam dialogar diretamente com os leitores”.

Para ela, o grande desafio de uma revista científica é justamente transpor a universidade e o meio acadêmico. “Estimular o conhecimento e a produção de estudos, tendo como canal de comunicação o Blog e a promoção de eventos, permite que as pessoas tenham mais acesso a esse tipo de conteúdo”, acredita Renata.

O contato da historiadora com edição de revistas veio em 2014, durante o doutorado, quando Renata foi convidada a fazer parte da equipe da revista Sankofa: Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, vinculada à Universidade de São Paulo. “Estou vivenciando a experiência de estar nos bastidores de uma revista desde então”, conta.

Renata vê ainda na Novos Estudos a possibilidade de aprendizado e a oportunidade de trabalhar com grandes intelectuais brasileiros e internacionais. “Poder colaborar com outros profissionais e imprimir a minha identidade na revista é muito gratificante”, declara.

Edição nº 123

A nova editora convida a todos para conferir a edição 123 da revista, lançada em setembro de 2022. E no Blog da Novos Estudos, destaca o texto do pesquisador Claudinei Roberto da Silva, em homenagem a Emanoel Araújo, que faleceu no início de setembro.

A Novos Estudos está recebendo artigos para as próximas edições. Saiba mais em: https://novosestudos.com.br/

Renata Francisco Ribeiro é graduada em História pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), mestre em História pela mesma universidade e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Leia Também

Foi realizado na noite desta quinta-feira, 13/7, em Berlin, o encontro de abertura do seminário de inauguração doMerian Centre Conviviality in Unequal Societies: Perspectives from Latin America. A iniciativa é formada por um consórcio de sete instituições de pesquisa de ciências sociais e humanidades – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), Universidade de São […]