Conheça os bolsistas do Mecila: Junior Fellows Alain El Youssef e Anna Julia von Sigsfeld

O Mecila recebe bolsistas anualmente para um período de pesquisa de um ano em São Paulo, dividindo seu tempo entre o Cebrap e a USP para eventos e atividades acadêmicas. Como parte de sua integração, o Cebrap também apresentará dois bolsistas quinzenalmente, compartilhando suas contribuições e pesquisas com a comunidade acadêmica.

Alain El Youssef é historiador formado pela Universidade de São Paulo, onde também concluiu seu mestrado, doutorado e pós-doutorado em história social. Membro do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (Lab-Mundi/USP) e coordenador e coordenador do grupo de pesquisa Capital, Estado e Trabalho: A crise da escravidão negra no longo século XIX, Youssef desenvolve no Mecila o projeto “Combatendo a Desigualdade: A Abolição da Escravidão Brasileira em Perspectiva Global, 1879-1888”, analisando a crise definitiva da escravidão negra na América.

 

Anna Julia von Sigsfeld é socióloga, com graduação na Universidade de Frankfurt, mestrado na London School of Economics e doutorado pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos da Faculdade Livre de Berlim, dedica-se atualmente à coordenação de restituição no Ethnologisches Museum/Museum für Asiatische Kunst, pertencente à Prussian Cultural Heritage Foundation. Seu projeto no Mecila, “Restituição e conservação do convívio”, investiga como museus etnológicos podem responder ao reconhecimento pós-colonial e explorar o impacto das restituições nas práticas museológicas.

 

Saiba mais no site do Mecila. Acesse aqui.

Leia Também

O segundo dia de atividades da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais aconteceu em um sábado, 24 de março, e a única atividade foi uma mesa redonda que reuniu Otaviano Canuto [The World Bank], Marta Arretche [USP/CEM-Cebrap] e Ricardo Paes de Barros, chefe economista do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper [Instituto de […]

O Cebrap Sustentabilidade está promovendo um ciclo de encontros para discutir a trajetória histórica da agenda brasileira na promoção de atividades produtivas sustentáveis e mais inclusivas na Amazônia. Serão quatro encontros com uma questão central, “como promover a governança florestal na Amazônia?”. Cada mesa abordará este tema sob uma perspectiva específica: desde os mecanismos de […]