Confira a programação de setembro do cebrap.lab

Em setembro, o cebrap.lab segue com a programação de cursos nas trilhas quanti, quali e na série especiais.

Na série especiais, teremos o seguinte lab:

  • Análise de redes utilizando SocNetV com Rafael de Souza, entre 18 e 22 de setembro. O lab aborda a construção e análise de redes entre atores sociais – formadas por organizações, pessoas públicas ou mesmo redes pessoais. Analisar as conexões entre os atores e mesmo a estruturação da rede importa para a diversidade das conexões, entender fluxos de informação, identificar como operam relações de poder e influência, e mesmo as desigualdades de acesso.

trilha qualitativa segue com o lab:

  • Mapeamentos socioculturais com Ana Paula do Val, entre 11 e 15 de setembro. O curso busca desenvolver uma compreensão crítica acerca dos territórios (físicos e virtuais) e seus contextos socioculturais. Além de estimular processos reflexivos sobre memória, pertencimento e reconhecimento da pluralidade de narrativas e culturas presentes em um mesmo território, desenvolve habilidades de mapeamento da realidade sociocultural local, por meio de exercícios práticos para identificação, registro e promoção.

Na trilha quantitativa, será oferecido o lab:

  • Introdução à análise de regressão para pesquisas sociais com Murillo Marschner, entre 25 e 29 de setembro. O lab tem por objetivo introduzir pesquisadores e pesquisadoras na utilização de modelos de análise de regressão à investigação de fenômenos sociais. Serão abordadas técnicas para análise de dados contínuos (regressão linear) e categóricos (regressão logística), com a exposição de suas propriedades, procedimentos de implementação e a realização de exercícios práticos a partir de bases de dados disponíveis gratuitamente online.

Todas as informações e as matrículas podem ser encontradas no site: https://cebrap.org.br/cebrap-lab/

Leia Também

É com pesar que comunicamos o falecimento de Lúcio Félix Frederico Kowarick, docente aposentado do Departamento de Ciência Política da USP e sócio do Cebrap [onde atuou como pesquisador nos anos 1970]. Sua morte, aos 82 anos, ocorreu nesta segunda, 24 de agosto, e o sepultamento será realizado nesta terça, às 16h30, no Cemitério Redentor […]

O Cebrap, em parceria com o Instituto Phi e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, realizou a conferência “Filantropia: Uma Perspectiva Acadêmica”, no dia 27/7. O evento explorou a intersecção entre filantropia e ciência, discutindo a institucionalização da pesquisa filantrópica no Brasil. Duas mesas de debate abordaram “Filantropia no Brasil” e “Produção de Conhecimento e […]

A última edição da revista Fapesp destacou a atuação do CEBRAP como um dos principais centros de pesquisas privados de São Paulo. A matéria coloca a instituição como uma referência em políticas públicas e destaca a forma de mantenção da casa. Para conferir a matéria completa, clique aqui.