“Com a palavra, Elza Berquó”: novo livro celebra a vida e legado da demógrafa brasileira

A fotobiografia “Com a palavra: Elza Berquó” oferece uma visão mais completa das contribuições e realizações da demógrafa Elza Berquó, pioneira dos estudos populacionais no Brasil. Lançado como uma continuação do livro “Encontros Elza Berquó”, publicado em 2019, ano do cinquentenário do Cebrap, este novo volume busca explorar as homenagens e prêmios que Elza Berquó recebeu, bem como suas realizações posteriores ao primeiro livro, que merecem ser celebradas e registradas.

Elza Berquó é cofundadora do Cebrap, criadora do Nepo/Unicamp e cofundadora da ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais). Nesses dois registros fotobiográficos, é possível ter uma dimensão, ainda que parcial, das suas contribuições para a demografia, a criação de instituições, a formação de pesquisadores, a ampliação de espaços políticos de movimentos sociais e para as políticas públicas.

“É uma justa homenagem àquela que de maneira visionária e incansável tanto contribuiu para várias gerações de pesquisadores”, pontua Sandra Garcia, coordenadora do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap.

Acesse a publicação aqui.

 

 

 

Leia Também

Está no ar o relatório “Transições e trajetórias juvenis no mercado brasileiro de trabalho: Padrões e determinantes”, texto produzido para o Escritório da Organização Internacional do Trabalho [OIT] em Brasília, em colaboração com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento [Cebrap]. Publicado em português e inglês, e assinado por Nadya Araujo Guimarães, Leticia Marteleto e […]

Na próxima segunda, 5 de agosto, a partir das 11h, o Cebrap sedia mais uma edição do Diálogos Cebrap/Folha.  Com mediação da jornalista Ana Estela de Sousa, da Folha de S. Paulo, o economista Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna e Insper) e o demógrafo José Marcos Pinto da Cunha (Nepo e IFCH/Unicamp) discutem o […]