Relatório para OIT sobre jovens e mercado de trabalho no Brasil

Está no ar o relatório “Transições e trajetórias juvenis no mercado brasileiro de trabalho: Padrões e determinantes”, texto produzido para o Escritório da Organização Internacional do Trabalho [OIT] em Brasília, em colaboração com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento [Cebrap].

Publicado em português e inglês, e assinado por Nadya Araujo Guimarães, Leticia Marteleto e Murillo Marschner Alves de Brito, o trabalho tem como objetivo “caracterizar os percursos dos jovens brasileiros no mercado de trabalho, identificando assim os diferentes percursos dos(as) jovens, e as várias transições educacionais, demográficas e laborais seguidas. São essas transições não lineares que influenciaram as trajetórias ocupacionais destes(as) jovens e a possibilidade de alcançar uma inserção no mercado de trabalho em condições de trabalho decente”.

Confira abaixo o relatório nas versões português e inglês:

TET – Transições e Trajétorias Juvenis – BRA

TET – The School to Work Transition in Brazil – ENG

Leia Também

Lançada no dia 27/8, a edição 2024 do Relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades destaca melhorias significativas em alguns indicadores sociais, como a redução de 40% na proporção de pessoas em extrema pobreza, com um impacto ainda maior entre as mulheres negras (45,2%). Ainda assim, não houve alteração significativa na desigualdade de renda: o 1% […]