Pesquisadores do Cebrap participam do 47º Encontro Anual da Anpocs

Entre os dias 18 e 27 de outubro de 2023, mais de 20 pesquisadores do Cebrap estarão ativos no 47º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). O evento, que reúne pesquisadores de diversas áreas das ciências sociais, ocorrerá de forma híbrida, tanto virtual quanto presencial, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, São Paulo.

Além da participação dos pesquisadores no evento, Nadya Guimarães será agraciada com o Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci em Sociologia. O Prêmio reconhece anualmente pesquisadores que se destacam por suas contribuições acadêmicas notáveis, pelo impacto de sua produção intelectual e seu trabalho em prol do desenvolvimento institucional das Ciências Sociais. A cerimônia acontecerá no dia 25, no auditório da Adunicamp, às 17h15, e será transmitida ao vivo no Canal da ANPOCS no YouTube.

Os pesquisadores do Cebrap apresentarão suas pesquisas e perspectivas em diversas áreas. Abaixo, listamos algumas das atividades e coordenações que serão realizadas por eles:

Coordenação de Grupos de Trabalho (GTs):

GT30 – “Confrontando saberes: negacionismos, anti-intelectualismos e autoritarismos”
Coordenação: Zé Szwako e Maria Caramez Carlotto (UFABC)

GT43 – “Movimentos sociais, conflitualidades e dinâmicas da ação coletiva”
Coordenação: Lizandra Serafim e Matheus Mazzilli Pereira
O GT terá 4 sessões nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 13h30 às 16h30 e 27 de outubro, das 9h às 12h.

SPG 22 “Feminismos na política: representação, participação e movimentos”
Coordenação: Beatriz Sanchez e Gabriela Peixoto
O SPG terá três sessões virtuais nos dias 18, 19 e 20 de outubro, das 19h30 às 21h30.

GT31 “Controles Democráticos e os desafios da democracia brasileira”
Coordenação: Olivia Cristina Perez e Rogério Bastos Arantes (USP)
Sessões nos dias 25 a 27 de outubro, das 13h30 às 16h30.

Apresentações de papers:

Paolo Ricci e Sérgio Simoni, do Núcleo de Instituições Políticas e Eleições, apresentarão paper no GT Comportamento Político.

Cesar Favarão, do Núcleo de Sustentabilidade, apresentará paper no GT Sociologia da alimentação e práticas alimentares.

Ariane Favareto, do Núcleo de Sustentabilidade, apresentará paper no GT “Ruralidades contemporâneas – desafios teóricos e metodológicos para análise de transformações socioterritoriais.”

Jonas Medeiros, do Núcleo Direito e Democracia, apresentará paper no GT Movimentos sociais, conflitualidades e dinâmicas da ação coletiva.

Participação do Projeto “Who cares? Rebuilding care in a post-pandemic world” e Rede CuiDDe – Cuidado, Direitos e Desigualdades:

A Rede CuiDDe organizará a Mesa-Redonda 58 – “Novas fronteiras nos estudos do cuidado”, no dia 26 de outubro, das 9h às 10h30, no Auditório Fausto Castillho do IFCH, que contará com a participação de pesquisadores principais da equipe brasileira do projeto “Who cares?” e da Rede CuiDDe, como Guita Debert, Simone Wajnman, Pedro Nicoli e Nadya Araujo Guimarães.

Nadya Araujo Guimarães participará do GT 10 “Financeirização da vida cotidiana” como comentarista da primeira sessão dedicada ao tema “Financeirização e relações de trabalho emergentes,” que ocorrerá virtualmente no dia 18 de outubro, das 13h30 às 16h30.

Núcleo de Estudos Internacionais:

Elisa Klüger participará da MR13 “Circulação internacional de elites intelectuais e de Estado.”

Ivan Felipe Fernandes apresentará no GT31 “Controles Democráticos e os desafios da democracia brasileira.”

Artur Zimmerman participará do GT51 – Sessão 3 “Território, políticas públicas e atores.”

Maria Herminia Tavares de Almeida estará na SE04 “Pesquisas eleitorais e os resultados das eleições de 2022.”

Núcleo de Democracia e Ação Coletiva:

Olivia Cristina Perez participará das mesas-redondas “Junho de 2013 Dez Anos Depois: Leituras e Interpretações sobre o legado, mudanças e novas configurações das ações coletivas” e “Reconstrução da Participação no Brasil.”

Olivia Cristina Perez e Adrian Gurza Lavalle falarão na CL05 – “Desafios da Pós-Graduação Sessão 1: Para que serve o Qualis?”, no dia 26 de outubro de 2023, das 17h às 18h30, na sala Multiuso do IFCH.

Maira Rodrigues apresentará o trabalho “Assembleias Cidadãs sobre Mudanças Climáticas: condições para transformar recomendações de participação social em políticas públicas” no GT31 “Controles Democráticos e os desafios da democracia brasileira”, no dia 26 de outubro, entre 13h30 e 16h30, de forma presencial.

Victoria Braga (com Paulo Ramos) apresentará o trabalho “Periferias, Cultura e Política: os grupos culturais periféricos na ampliação do horizonte democrático — um panorama a partir do mapeamento nacional do Projeto Reconexão Periferias” no GT 50 “Práticas e Experiências Artísticas e Culturais em Periferias Urbanas”, no dia 25 de outubro, entre 13h30 e 16h30.

Monika Dowbor (com Gustavo de Oliveira) lançará a coletânea “Movimentos Sociais e Autonomias: imaginação, experiências e teorias na América Latina”, no dia 25 de outubro, entre 19h e 20h.

Monika Dowbor (com Frederico Salmi e Lorena Fleury) apresentará o trabalho “Mobilizações e mudanças climáticas: o caso do Observatório do Clima” no GT43 “Movimentos sociais, conflitualidades e dinâmicas da ação coletiva,” na sessão 3.

Afro-Cebrap:

Pesquisadores do Afro-Cebrap participarão em diversas atividades, incluindo apresentações virtuais e presenciais:

Matheus Gato apresentará “Projeto DuBois – Além do Canone? Perspectivas e Limitações”, no dia 19 de outubro, das 17h às 18h30, de forma virtual.

Flávia Rios e Márcia Lima apresentarão “Ações Afirmativas em Curso: Perspectivas de Egressos, Experiências na Pós-Graduação e Desafios Futuros”, no dia 19 de outubro, das 17h às 18h30, de forma virtual.

Huri Paz participará do GT05 “Desigualdades de Gênero na Política – Perspectivas Feministas e Interseccionais”, no dia 20 de outubro, das 13h30 às 16h30, na Sessão 3 sobre gênero, raça e violência na política e nos espaços públicos.

Renata Siqueira apresentará “Um Largo Metropolitano: o Largo da Banana e as Gramáticas Raciais dos ‘Perigos’ da Capital Paulista nos Anos 1950 e 1960” no GT26 “RePensar a Raça”, no dia 25 de outubro.

Lara Miranda participará do SPG04 “Análise de Políticas Públicas no Brasil: Abordagens e Métodos”, no dia 20 de outubro, das 19h30 às 21h30, na Sessão 3 sobre Políticas Educacionais e Indicadores de Desempenho.

Sara Antunes apresentará “A ‘nova religião da branquitude’ e o simbolismo do sangue como moralidade nas legislações anti-miscigenação: análise do Ato de Integridade Racial de 1924 à luz da sociologia de W. E. B. Du Bois” no GT26 “RePensar a Raça”, no dia 26 de outubro, das 13h30 às 16h30.

Fillipe Oliveira apresentará “As visualidades da Pequena África carioca: o uso da arte e cultura no resgate da memória negra” no GT01 “Arte, Cultura e Ciências Sociais”, no dia 19 de outubro, das 13h30 às 16h30.

Núcleo Direito e Democracia:

Camila Rocha irá participar do Fórum “Democracia e Crises no Brasil” na sessão “Bolsonarismo e extrema direita no Brasil”, que será no dia 25/10, das 9h às 10h30, na Unicamp. O coordenador da sessão é o professor Adriano Codato (UFPR).
 
Felipe Chieregato Gretschischkin apresentará o trabalho “Crítica, trabalho e democracia em Axel Honneth” no seguinte GT:
T23 – Sessão 2 – Teoria crítica do trabalho: novas perspectivas e antigas influências
Coordenador/a: Luiz Gustavo da Cunha de Souza (UFSC)
Debatedor/a: Thiago Aguiar Simim (UFLA).
Rúrion Melo é atual Diretor de Publicações de ANPOCS, e está organizando e participando das duas Sessões do “Colóquio de Editores” de 2023:
Sessão 1 – Desigualdade racial e desafios da política editorial (20.10, às 17h).
Sessão 2 – “Pré Print” em debate (25.10, às 9h).
Núcleo Etnografias Urbanas:
Deborah Fromm será debatedora na MR10. “Cadeias de valor, desigualdades transnacionais e as dimensões ilegais do sistema de automobilidade”.

Núcleo Instituições Políticas e Movimentos Sociais:

Angela Alonso será debatedora na MR15. “Como os movimentos sociais importam? Consequências políticas e culturais da ação coletiva”.

Mecila:

Barbara Göbel (Diretora do Ibero-Amerikanisches Institut de Berlim | Mecila) coordenará a sessão “Convivialidade-Desigualdade na América Latina: Mapeando hierarquias de raça e gênero e suas intersecções na América Latina”, no dia 25 de outubro, das 9h às 10h30, de forma presencial.

Pesquisadores do Mecila, como Eugenia Brage, Mario Medeiros e Tilmann Heil, também participarão dessa sessão.

Confira a programação completa do evento e os links de acesse em: https://www.encontro2023.anpocs.com/

Leia Também

A revista Novos Estudos e o Núcleo Direito e Democracia convidam para um encontro com Lijia Zhang. Autora de A garota da fábrica de mísseis: memórias de uma operária da nova China (Ed. Reler, 2010), a escritora e jornalista chinesa discutirá seu livro, suas experiências pessoais das mudanças na China nas últimas três décadas – […]