O Fórum Técnico Setorial é uma metodologia de escuta do mercado que possibilita o diálogo entre o Senac e o mundo do trabalho, por meio do encontro entre representantes de empresas, associações de referência, sindicatos, meio acadêmico, centros de pesquisa e inovação, alunos e egressos que debatem a realidade do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e apontam tendências nos segmentos analisados.
O objetivo do Fórum é realizar o levantamento, sistematização e análise das informações coletadas nestes debates. A partir disso a produção de um material com diretrizes para elaboração de cursos e ações educacionais visando desenvolvimento de competências e habilidades conectadas às novas tecnologias e às transformações na economia, na sociedade e no mundo do trabalho.
O Fórum foi dividido em 2 etapas e o Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap ficou responsável pela etapa 1.
A primeira etapa consistiu no recrutamento de profissionais de empresas do Setor de Gestão e Negócios das cinco regiões do pais para realização de um estudo qualitativo.
Esse estudo produziu um relatório analítico, com base nas 30 EPs realizadas com os gestores das áreas de Administração, Logística e Recursos Humanos de cada região do país, que aferiu as tendências de mudança e evolução das áreas.