Futuro do Trabalho

O projeto teve o objetivo de fazer um diagnóstico sobre o mercado de trabalho brasileiro, com foco especial à questão da informalidade.

Esse diagnóstico buscou iluminar a trajetória dos empregos formais versus empregos informais no Brasil, dando particular atenção ao perfil do profissional autônomo de modo a desmistificar certos conceitos, além de apontar tendências e possibilidades para o futuro do mercado de trabalho brasileiro.

O estudo considerou questões particulares da contemporaneidade, tais como: transformações impostas pelas tecnologias, mudanças demográficas (como acelerado envelhecimento populacional), contexto econômico brasileiro (população baixa renda, baixa escolaridade), entre outras tendências de futuro.

A pesquisa investigou a caracterização do mercado de trabalho brasileiro por meio de dados secundários de diferentes fontes públicas disponíveis (IBGE, Estudos Cetic.br/ NIC.br; Estudos SEBRAE; etc), além da revisão teórica sobre o tema (balanço da literatura nacional e internacional mais recente).

Ainda foi realizada uma análise de correspondência entre as ocupações informais de alta densidade e demanda no futuro e os cursos oferecidos pelo Senac. Buscou-se identificar quais cursos oferecidos atualmente tem maior aderência com ocupações de grande relevância no cenário nacional. Assim como identificar algumas lacunas ou novas oportunidades de formações complementares considerando as especificidades dos trabalhadores autônomos de baixa renda do país.

Anexos

Pesquisadores