Programa CopiCola recebe reconhecimento internacional da OCDE por práticas inovadoras na Administração Pública

O Programa CopiCola, uma iniciativa do 011.lab da Prefeitura Municipal de São Paulo em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, foi duplamente reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2022, o programa se destacou no Innovation Playbook do Observatory of Public Sector (OPSI) da OCDE, e em 2023, obteve sua inclusão na prestigiosa Case Study Library do OPSI.

A OCDE publica em seu Portal um guia com programas e projetos que servem de referência para governos em busca de aprimorar o serviço público. Em 2022, o Programa CopiCola foi o único exemplo brasileiro inserido nesse guia, evidenciando sua relevância internacional.

A inclusão do CopiCola na Case Study Library do OPSI da OCDE em 2023 representa um marco notável, destacando o programa como um exemplo de excelência em inovação social, com potencial para inspirar outras regiões e países.

O CopiCola tem como objetivo identificar e sistematizar práticas inovadoras com potencial de serem adotadas em diferentes contextos da administração pública. Para isso, disponibiliza guias de boas práticas para inovação no setor público, promovendo a transferência de conhecimento e a capacidade de inovar entre servidores e servidoras. No Cebrap, ele é realizado pelos pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento Monise Picanço, como coordenadora, Tomás Wissenbach, Marina Castro de Oliveira e Gabriela Trindade.

Atualmente, o CopiCola reúne 25 casos sistematizados, com 276 cidades do Brasil acessando o site do programa e a participação de diversas Secretarias Municipais, tanto na capital São Paulo quanto em outros municípios. Confira aqui.

Esse reconhecimento internacional reforça o compromisso do Núcleo de Desenvolvimento em impulsionar práticas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento na Administração Pública.

 

Leia Também

As eleições deste ano na cidade de São Paulo estarão no foco das Oficinas de Formação do DesJus (Seminários de Pesquisa em Desigualdades e Justiça), do Cebrap. A iniciativa conta com as parcerias da Fundação Tide Setubal e do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva do Cebrap. Os temas incluem habitação, orçamento público, segurança alimentar, […]

A noite desta quarta-feira, 10/6, marcou o lançamento do livro 1964: do golpe à democracia, obra idealizada pelo Cebrap com apoio do BNDES. Realizado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o evento contou com a presença das organizadoras da obra, as pesquisadoras Angela Alonso e Miriam Dolhnikoff, e também de alguns autores […]

A nova edição traz textos com a participação de artistas e estudiosos do hip hop, a partir dos Acervos King Nino Brown e Alexandre de Maio, que trazem um vasto material sobre o movimento, e agora estão disponíveis para consulta no Arquivo Edgard Leuenroth da Unicamp.

O Programa Internacional de Pós-Doutorado (IPP) do Cebrap promove, no dia 02/03, às 9h45, o seminário de apresentação dos trabalhos de participantes que estão encerrando o programa. O evento é aberto ao público e será realizado de forma híbrida, no Auditório do Cebrap e pelo Zoom. Quem desejar acompanhar o evento de forma online, deve […]