Pesquisas sobre mobilidade do Núcleo de Desenvolvimento são apresentadas na 22ª ARENA ANTP

As pesquisas “Mobilidade urbana e mudanças climáticas: quatro estudos de casos” e “Mobilidade urbana e logística de entregas: um panorama sobre o trabalho de motoristas e entregadores com aplicativos”, realizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, foram apresentadas no dia 25/10 nas Comunicações Técnicas da 22ª ARENA ANTP – Congresso de Mobilidade Urbana 2023, um dos maiores eventos do setor.

Em parceria com o Itaú – Unibanco, a pesquisa “Mobilidade urbana e mudanças climáticas: quatro estudos de casos” desenvolveu quatro estudos de caso que investigou como foi possível viabilizar, em cada um deles, a união entre mobilidade urbana e meio ambiente. Os estudos de caso selecionados são políticas públicas ou projetos que tiveram como foco central a articulação entre essas preocupações, sendo eles: Linha Verde de São José dos Campos, Políticas de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, Aliança ZEBRA e Corredor Verde de Mobilidade Elétrica do Nordeste. Acesse a pesquisa aqui. 

Em parceria com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), a pesquisa “Mobilidade urbana e logística de entregas: um panorama sobre o trabalho de motoristas e entregadores com aplicativos” investigou as características e percepções acerca do trabalho de motoristas e entregadores de aplicativos. A metodologia contou com a análise de registros administrativos processados pelas empresas e ponderados pelo Cebrap e com um survey com mais de 3 mil entrevistados entre motoristas e entregadores de motocicleta que trabalham com os aplicativos nas cidades brasileiras. Acesse a pesquisa aqui. 

Leia Também

Mais uma vez o Cebrap está na lista dos melhores Think Tanks do mundo segundo avaliação da Universidade da Pensilvânia [Penn University]. Na edição 2018 do ‘Global Go To Think Tank Index Report’, o centro de pesquisa fundado em 1969 está na 40ª posição mundial das instituições com excepcionais programas de pesquisa em política pública […]

No Dia Internacional da Mulher o CEBRAP homenageia todas as mulheres que lutaram e lutam por uma sociedade mais igualitária na pessoa de sua pesquisadora sênior e sócia-fundadora, a demógrafa Elza Berquó. Elza desenvolveu pesquisas pioneiras sobre demografia, sexualidade, raça e saúde reprodutiva, que tiveram impacto tanto no debate intelectual quanto nas políticas públicas.

O Núcleo de Direito e Democracia do Cebrap está com inscrição aberta para a seleção de dois bolsistas de Iniciação Científica da FAPESP. As bolsas são vinculadas ao temático “Crises da democracia: Teoria Crítica e diagnóstico de tempo presente”, sob coordenação de Rúrion Melo. As inscrições vão até 10 de março de 2024.  Confira o edital […]