Acesse a publicação da 3ª edição do Desafio Longeviver

O projeto Desafio Longeviver Itaú-Cebrap tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento científico sobre o envelhecimento da população e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil, buscando fortalecer o tema no debate público.

Por meio de um edital são selecionados cinco candidatos com o desafio de desenvolver em seis meses um artigo acadêmico inédito sobre a temática “O envelhecimento da população e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil”.

Apoiados na premissa de que envelhecer é um processo social e diverso, a 3ª edição da publicação conta com artigos que relacionam o envelhecimento a outros marcadores sociais de diferença e desigualdade como gênero, raça e classe. São eles:

  1. “Fatores associados à participação dos idosos por cor ou raça no mercado de trabalho brasileiro” (Thiago Cordeiro Almeida)
  2. “Experiência de vida, trajetórias ocupacionais e transição para a aposentadoria de mulheres idosas a partir da Teoria da Interseccionalidade” (Elza Beatriz Barros de Paiva)
  3. “Tilintar de tempos – velhice de outrem e envelhecimento de si em encontro: um estudo qualitativo com cuidadoras remuneradas a partir de 50 anos” (Natalia Negretti)
  4. “Desafios na Instituição da Renda Básica do Idoso” (Alexandre Evaristo Pinto)
  5. “Abuso financeiro, econômico e violência patrimonial. Proteção, segurança e situações de risco para a população idosa” (Maria Cristina Cardoso Pereira)

A versão digital da publicação já está disponível. Acesse aqui. 

Assista ao evento de lançamento aqui. 

Leia Também

O Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) organiza mais uma edição das Oficinas de Formação do DesJus (Seminários de Pesquisa em Desigualdades e Justiça), tendo como foco central as eleições municipais de São Paulo. Com o apoio da Fundação Tide Setubal e do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva do Cebrap, este ciclo de […]

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) lamenta com profundo pesar o falecimento de José Gregori, ex-ministro de Justiça e Secretário nacional de Direitos Humanos.  Figura de excepcional grandeza na história do país, dedicou sua vida ao serviço público, à promoção da justiça e à defesa dos direitos humanos e da democracia.  José Gregori […]

Centro que reuniu intelectuais no auge da ditadura fez concessões para existir; já a geração atual é mais acadêmica. Para se constituir justamente no período mais duro da ditadura militar brasileira, imediatamente após a entrada em vigor do Ato Institucional nº 5, que limitou direitos civis e políticos no país, o Cebrap, que agora completa […]