Fundação FHC promove debate sobre mercados ilícitos com participação do Cebrap

A Fundação Fernando Henrique Cardoso sediará no dia 23 de julho o debate “Mercados Ilícitos e Desenvolvimento no Brasil”, uma parceria com o Cebrap, a International Drug Policy Unit da London School of Economics [Reino Unido] e a Global Initiative Against Transnational Crime [Suíça]. O objetivo do encontro é discutir as conexões entre o legal e o ilegal, crime e justiça, e de como institucionalidade e repressão levam à coexistência de sistemas paralelos e conflitantes de regulação da ordem urbana, afetados pelo funcionamento de mercados ilegais violentos, lucrativos e, muitas vezes, transnacionais.

O evento marca também o lançamento da edição especial da Revista sobre Mercados Ilícitos e Desenvolvimento, da London School of Economics, que conta com artigos sobre diversos aspectos relacionados aos mercados ilícitos no Brasil. A revista tem acesso aberto e pode ser acessada, em inglês e português, no site do Journal of Illicit Economies and Development.

O debate “Mercados Ilícitos e Desenvolvimento no Brasil” é um evento gratuito, mas tem vagas limitadas, portanto é necessário fazer inscrição prévia AQUI.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

8h30 Credenciamento e welcome coffee

9h Abertura
Sergio Fausto (Fundação FHC)
John Collins (Diretor-Executivo da International Drug Policy Unit – London School of Economics)
Maurício Fiore (CEBRAP)
Juliana Carlos (co-editora do JIED Brasil)

9h30 Mesa 1: Dinâmicas dos mercados ilegais no Brasil
Moderação: Sergio Fausto (Fundação FHC)
Comentários: Maurício Fiore (CEBRAP)

– ‘O tráfico de drogas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro’, por Carolina Grillo (Professora assistente e pesquisadora de pós-doutorado em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense)

– ‘Interações entre os trabalhos sociais e os mercados ilícitos’, por Marcella Araújo (Professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

11h Mesa 2: Mercados ilegais e políticas públicas
Moderação: Sergio Fausto (Fundação FHC)
Comentários: Fábio Bechara (Promotor de Justiça em São Paulo)

– ‘Sistema de justiça e mercados ilícitos de drogas’, por Luiz Guilherme Paiva (Co-editor da edição especial do Journal of Illicit Economies and Development)

– ‘Política de drogas e prioridades policiais no Estado de São Paulo’, por Leonardo Silva (Coordenador de Projetos no Instituto Sou da Paz)

– ‘Juventude periférica, participação política e construção de alternativas’, por Sabrina Martina (Fundadora do Movimentos-RJ, idealizadora do Slam Laje e fundadora dos Poetas Favelados)

Leia Também

No próximo dia 15 de agosto, encerra-se o prazo para inscrição no 2º módulo do curso Direito e Teoria Crítica, oferecido pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do Cebrap, cujas aulas ocorrerão todas as quintas-feiras das 19H às 22H30, nas dependências do próprio Cebrap. A partir do dia 19/08 (ou 26/08, a confirmar), todas as […]

Durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências, realizada na última semana, a pesquisadora do Cebrap Nadya Araujo Guimarães foi empossada como membro titular da entidade. Os membros titulares da Academia Brasileira de Ciências são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica. Confira abaixo a lista completa dos […]

Paulo Todescan Mattos apresenta seminário sobre cooperações público-privadas no desenvolvimento industrial. O Estado tomador de riscos: cooperações público-privadas no desenvolvimento industrial Paulo Todescan Mattos, professor de Direito Econômico da FGV-RJ, pesquisador do CEBRAP e atualmente Diretor Vice-Presidente de Regulamentação da Oi. Foi Superintendente do BNDES. 18 de junho, sexta, às 16h no Auditório do Cebrap