Fundação FHC promove debate sobre mercados ilícitos com participação do Cebrap

A Fundação Fernando Henrique Cardoso sediará no dia 23 de julho o debate “Mercados Ilícitos e Desenvolvimento no Brasil”, uma parceria com o Cebrap, a International Drug Policy Unit da London School of Economics [Reino Unido] e a Global Initiative Against Transnational Crime [Suíça]. O objetivo do encontro é discutir as conexões entre o legal e o ilegal, crime e justiça, e de como institucionalidade e repressão levam à coexistência de sistemas paralelos e conflitantes de regulação da ordem urbana, afetados pelo funcionamento de mercados ilegais violentos, lucrativos e, muitas vezes, transnacionais.

O evento marca também o lançamento da edição especial da Revista sobre Mercados Ilícitos e Desenvolvimento, da London School of Economics, que conta com artigos sobre diversos aspectos relacionados aos mercados ilícitos no Brasil. A revista tem acesso aberto e pode ser acessada, em inglês e português, no site do Journal of Illicit Economies and Development.

O debate “Mercados Ilícitos e Desenvolvimento no Brasil” é um evento gratuito, mas tem vagas limitadas, portanto é necessário fazer inscrição prévia AQUI.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

8h30 Credenciamento e welcome coffee

9h Abertura
Sergio Fausto (Fundação FHC)
John Collins (Diretor-Executivo da International Drug Policy Unit – London School of Economics)
Maurício Fiore (CEBRAP)
Juliana Carlos (co-editora do JIED Brasil)

9h30 Mesa 1: Dinâmicas dos mercados ilegais no Brasil
Moderação: Sergio Fausto (Fundação FHC)
Comentários: Maurício Fiore (CEBRAP)

– ‘O tráfico de drogas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro’, por Carolina Grillo (Professora assistente e pesquisadora de pós-doutorado em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense)

– ‘Interações entre os trabalhos sociais e os mercados ilícitos’, por Marcella Araújo (Professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

11h Mesa 2: Mercados ilegais e políticas públicas
Moderação: Sergio Fausto (Fundação FHC)
Comentários: Fábio Bechara (Promotor de Justiça em São Paulo)

– ‘Sistema de justiça e mercados ilícitos de drogas’, por Luiz Guilherme Paiva (Co-editor da edição especial do Journal of Illicit Economies and Development)

– ‘Política de drogas e prioridades policiais no Estado de São Paulo’, por Leonardo Silva (Coordenador de Projetos no Instituto Sou da Paz)

– ‘Juventude periférica, participação política e construção de alternativas’, por Sabrina Martina (Fundadora do Movimentos-RJ, idealizadora do Slam Laje e fundadora dos Poetas Favelados)

Leia Também

O Cebrap lamenta e condena a ação da Polícia Federal contra a reitoria e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), três meses depois de ação de mesmo tipo na Universidade Federal de Santa Catarina. As universidades, como todas as instituições públicas, estão sujeitas, por lei, à fiscalização dos órgãos competentes. Contudo, o uso […]

No sexto episódio da série #CebrapPesquisa, Jonas Medeiros, Rúrion Melo e Bianca Tavolari analisam as ocupações das escolas estaduais de São Paulo no final de 2015 pelos estudantes secundaristas. Qual foi a grande novidade dessa manifestação? Como conseguiram suspender o fechamento de escolas pelo governo estadual? Como se espalharam por outros Estados brasileiros? Qual o […]

Estão abertas as inscrições para o workshop internacional ‘Trabalho, Cuidado e Políticas Públicas: Um Olhar Sobre a América Latina’ que acontecerá de 15 a 17 de outubro de 2018, na USP, em São Paulo. Uma das responsáveis pelo evento é Nadya Guimarães, socióloga, professora da USP e pesquisadora do Cebrap. INSCRIÇÕES AQUI. Segue abaixo a programação […]

Em mais um seminário da série ‘Cebrap 50 anos, obras fundamentais’, Andrea Loyola (IMS/UERJ), Magda Isabel (UFSCar) e Tania Lago (Santa Casa) discutiram a importância e a atualidade dos trabalhos de Elza Berquó, uma das fundadoras do Cebrap, no campo dos estudos de reprodução e também nas discussões raciais, especialmente das mulheres negras. Confira o […]