Fundação FHC promove debate sobre mercados ilícitos com participação do Cebrap

A Fundação Fernando Henrique Cardoso sediará no dia 23 de julho o debate “Mercados Ilícitos e Desenvolvimento no Brasil”, uma parceria com o Cebrap, a International Drug Policy Unit da London School of Economics [Reino Unido] e a Global Initiative Against Transnational Crime [Suíça]. O objetivo do encontro é discutir as conexões entre o legal e o ilegal, crime e justiça, e de como institucionalidade e repressão levam à coexistência de sistemas paralelos e conflitantes de regulação da ordem urbana, afetados pelo funcionamento de mercados ilegais violentos, lucrativos e, muitas vezes, transnacionais.

O evento marca também o lançamento da edição especial da Revista sobre Mercados Ilícitos e Desenvolvimento, da London School of Economics, que conta com artigos sobre diversos aspectos relacionados aos mercados ilícitos no Brasil. A revista tem acesso aberto e pode ser acessada, em inglês e português, no site do Journal of Illicit Economies and Development.

O debate “Mercados Ilícitos e Desenvolvimento no Brasil” é um evento gratuito, mas tem vagas limitadas, portanto é necessário fazer inscrição prévia AQUI.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

8h30 Credenciamento e welcome coffee

9h Abertura
Sergio Fausto (Fundação FHC)
John Collins (Diretor-Executivo da International Drug Policy Unit – London School of Economics)
Maurício Fiore (CEBRAP)
Juliana Carlos (co-editora do JIED Brasil)

9h30 Mesa 1: Dinâmicas dos mercados ilegais no Brasil
Moderação: Sergio Fausto (Fundação FHC)
Comentários: Maurício Fiore (CEBRAP)

– ‘O tráfico de drogas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro’, por Carolina Grillo (Professora assistente e pesquisadora de pós-doutorado em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense)

– ‘Interações entre os trabalhos sociais e os mercados ilícitos’, por Marcella Araújo (Professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

11h Mesa 2: Mercados ilegais e políticas públicas
Moderação: Sergio Fausto (Fundação FHC)
Comentários: Fábio Bechara (Promotor de Justiça em São Paulo)

– ‘Sistema de justiça e mercados ilícitos de drogas’, por Luiz Guilherme Paiva (Co-editor da edição especial do Journal of Illicit Economies and Development)

– ‘Política de drogas e prioridades policiais no Estado de São Paulo’, por Leonardo Silva (Coordenador de Projetos no Instituto Sou da Paz)

– ‘Juventude periférica, participação política e construção de alternativas’, por Sabrina Martina (Fundadora do Movimentos-RJ, idealizadora do Slam Laje e fundadora dos Poetas Favelados)

Leia Também

Nesta terça, 26 de fevereiro, o Cebrap e o Instituto Ethos promovem o seminário ‘Infraestrutura e Desenvolvimento: Política e a Gestão’. O evento, aberto ao público, acontece das 10h às 17h na sede do Cebrap [Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana – São Paulo]. Segue abaixo sinopse dos objetivos do encontro e a programação […]

As cidades brasileiras perderam Lúcio Kowarick, um dos mais argutos pioneiros da sociologia urbana brasileira. Eu, Eduardo, guardo ainda comigo o exemplar, surrado e colado, de “A Espoliação Urbana” comprado em sebo na Rua da Carioca no Rio de Janeiro em 1989. Assim como eu, muitos pesquisadores e ativistas do urbano fomos profundamente impactados por […]

Saiba mais sobre o último livro lançado por Ernesto Isunza Vera e Adrián Gurza Lavalle. Para el futuro de la democracia en el mundo, la proliferación de experiencias de innovación democrática es el fenómeno más sorprendente desde que los ciclos de las transiciones latinoamericanas y comunistas concluyeron sus fases más dramáticas, para desembocar en la […]

O novo livro da pesquisadora e presidente do Cebrap, Angela Alonso, foi destaque na última edição do cardeno Ilustrada, do jornal Folha de S.Paulo. Em “Flores, Votos e Balas – O movimento abolicionista brasileiro (1868-88)”, a história do primeiro grande movimento social da história do Brasil é contada. Confira aqui, a matéria completa.