Fundação FHC promove debate sobre mercados ilícitos com participação do Cebrap

A Fundação Fernando Henrique Cardoso sediará no dia 23 de julho o debate “Mercados Ilícitos e Desenvolvimento no Brasil”, uma parceria com o Cebrap, a International Drug Policy Unit da London School of Economics [Reino Unido] e a Global Initiative Against Transnational Crime [Suíça]. O objetivo do encontro é discutir as conexões entre o legal e o ilegal, crime e justiça, e de como institucionalidade e repressão levam à coexistência de sistemas paralelos e conflitantes de regulação da ordem urbana, afetados pelo funcionamento de mercados ilegais violentos, lucrativos e, muitas vezes, transnacionais.

O evento marca também o lançamento da edição especial da Revista sobre Mercados Ilícitos e Desenvolvimento, da London School of Economics, que conta com artigos sobre diversos aspectos relacionados aos mercados ilícitos no Brasil. A revista tem acesso aberto e pode ser acessada, em inglês e português, no site do Journal of Illicit Economies and Development.

O debate “Mercados Ilícitos e Desenvolvimento no Brasil” é um evento gratuito, mas tem vagas limitadas, portanto é necessário fazer inscrição prévia AQUI.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

8h30 Credenciamento e welcome coffee

9h Abertura
Sergio Fausto (Fundação FHC)
John Collins (Diretor-Executivo da International Drug Policy Unit – London School of Economics)
Maurício Fiore (CEBRAP)
Juliana Carlos (co-editora do JIED Brasil)

9h30 Mesa 1: Dinâmicas dos mercados ilegais no Brasil
Moderação: Sergio Fausto (Fundação FHC)
Comentários: Maurício Fiore (CEBRAP)

– ‘O tráfico de drogas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro’, por Carolina Grillo (Professora assistente e pesquisadora de pós-doutorado em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense)

– ‘Interações entre os trabalhos sociais e os mercados ilícitos’, por Marcella Araújo (Professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

11h Mesa 2: Mercados ilegais e políticas públicas
Moderação: Sergio Fausto (Fundação FHC)
Comentários: Fábio Bechara (Promotor de Justiça em São Paulo)

– ‘Sistema de justiça e mercados ilícitos de drogas’, por Luiz Guilherme Paiva (Co-editor da edição especial do Journal of Illicit Economies and Development)

– ‘Política de drogas e prioridades policiais no Estado de São Paulo’, por Leonardo Silva (Coordenador de Projetos no Instituto Sou da Paz)

– ‘Juventude periférica, participação política e construção de alternativas’, por Sabrina Martina (Fundadora do Movimentos-RJ, idealizadora do Slam Laje e fundadora dos Poetas Favelados)

Leia Também

No terceiro episódio da série #CebrapPesquisa, a socióloga Ana Paula Galdeano fala sobre “Tráfico de drogas entre as piores formas de trabalho infantil”. A pesquisa, financiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA] e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente [FUMCAD] da Prefeitura de São Paulo, discute o trabalho infantil […]

Estudo elaborado pela Universidade de Oxford (no Reino Unido) em parceria com as universidades federais de São Carlos (UFSCar), Pernambuco (UFPE), Minas Gerais (UFMG), e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), apresenta que 43,9% dos jovens brasileiros, entre 16 e 26 anos, se declaram propensos a buscar carreiras militares.

As pesquisadoras do Cebrap Nadya Araujo Guimarães e Vera Schattan Coelho participaram de dois projetos que foram selecionados em uma chamada de propostas com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais. A chamada inédita envolvia 25 países e selecionou 19 projetos de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais voltadas à recuperação pós-COVID-19.