Afro-Cebrap participa de força-tarefa dedicada à combater a discriminação e as desigualdades raciais e étnicas no T20

O Afro-Cebrap recebeu convite da organização do T20 Brasil para participar da força-tarefa (task force) dedicada ao tema do combate às desigualdades, à pobreza e à fome. O núcleo estará representado pelo Coordenador de pesquisa Paulo Ramos em parceria com a Co-dreamer da Liberation Alliance África. Omolara Oriye. Atuaremos, especificamente, no subitem 7 destinado a combater a discriminação e as desigualdades raciais e étnicas.

Enfatizando o imperativo moral, bem como a lógica de desenvolvimento para combater a discriminação e as desigualdades raciais e étnicas, o subitem 7 apresentará recomendações para os membros do G20 promoverem a cooperação global com vista a encorajar políticas que desmantelem práticas discriminatórias e promovendo a diversidade. As sugestões devem incluir reformas abrangentes na educação, no emprego e nos quadros jurídicos. A Força Tarefa 1 – Combater as desigualdades, a pobreza e a fome, visa reunir recomendações políticas que enfocam a primeira prioridade da presidência brasileira do G20. Em particular, pretende oferecer contribuições à Força-Tarefa do G20 sobre o combate à pobreza e à fome, mas também olhar para todas as formas de desigualdades, uma prioridade do grupo de trabalho do G20 para o Desenvolvimento do Brasil, que pode ser abordada de forma transversal por todos os grupos de trabalho do G20.

O Grupo dos Vinte (G20) é o principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais. O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Inicialmente, o G20 concentrava-se principalmente em questões macroeconômicas gerais, mas expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.

Leia Também

Nos dias 21 e 22 de novembro, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e a Universidade de São Paulo sediarão o Mecila Final Workshop 2023. O evento reúne pesquisadores para discutir a estética do extrativismo na arte, abrindo espaço para diálogos sobre representações inovadoras do extrativismo nas expressões artísticas contemporâneas. A oficina, que é […]

Pioneira dos estudos demográficos no Brasil e uma das fundadoras do Cebrap, Elza Berquó foi convidada pela ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais) para participar da campanha ‘Em defesa do Censo 2020’. Confira abaixo seu depoimento. Assista ainda depoimentos de Eduardo Rios-Neto, George Martine, José Marcos Pinto da Cunha e Bernadette Waldvogel numa playlist criada especialmente para o movimento […]