Cátedra Inclusão Produtiva vai executar Programa Juventude Rural Transformadora no Piauí

Projeto do MDS visa a formação de 100 jovens residentes em comunidades rurais para atuarem na elaboração de projetos com perspectiva de transformação rural sustentável e inclusiva

A Cátedra Inclusão Produtiva Rural (IPR) – iniciativa do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) – a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Piauí e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) irão executar o Programa Juventude Rural Transformadora. O projeto visa a formação de 100 jovens de todo o estado para atuar na elaboração e implementação de projetos produtivos com uma perspectiva de transformação rural sustentável e inclusiva.

O projeto é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e foi lançado no dia em que celebra o Dia da Agricultura Familiar, 25 de julho, durante evento do governo do Estado do Piauí.

Com duração de 24 meses, mesclando conteúdos de caráter técnico, crítico e reflexivo, o programa vai disponibilizar bolsas de estudos para incentivar a participação dos estudantes. A ideia é atender jovens egressos das Escolas Família Agrícola (EFAs) residentes em comunidades rurais, cujas famílias encontram-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Entre os objetivos está a integração de jovens no apoio à implementação de políticas públicas, com especial atenção para os projetos de comercialização e compras públicas, e a elaboração de projetos coletivos inovadores de inclusão produtiva sustentável para serem financiados com os recursos dos programas do Governo do Estado do Piauí.

“Queremos ampliar o número de lideranças jovens com capacidades para conduzir processos de transformação rural sustentável e inclusiva no espaço rural do Piauí. A ideia é apoiar essa juventude a construir e implementar políticas públicas e elaborar projetos inovadores de inclusão produtiva sustentável”, afirma Mireya Valencia, integrante da coordenação da Cátedra.

Dados

Em 2021, completaram-se 15 anos de constituição da política de desenvolvimento territorial do Estado do Piauí, reconhecida como uma das mais bem avaliadas experimentações deste tipo de abordagem do desenvolvimento e das políticas públicas no Brasil e na América Latina.

Ao longo deste período foram estruturados 12 territórios rurais com espaços de governança participativa. Para cada um deles houve a identificação de potencialidades territoriais, coerentes com as tendências mais recentes do desenvolvimento rural e com as formas de se pensar o uso de recursos naturais de maneira sustentável e com potencial de inclusão produtiva.

Recentemente, a SAF mapeou a existência de 1590 associações de agricultores, 39 cooperativas e 192 agroindústrias familiares. Um dos maiores desafios enfrentados nas áreas rurais do Piauí é a permanência de jovens em seus respectivos territórios e comunidades. O programa Juventude Rural Transformadora visa preparar estes jovens para liderarem novas ações no contexto da agricultura familiar, de maneira articulada com a realidade socioeconômica territorial, e promover uma transformação social no campo.

Texto: Ascom Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural

Foto: Letícia Santos

Leia Também

Resultado de um esforço coletivo promovido pela Articulação Popular de Movimentos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Brasil [MDDCA], o relatório ‘Crianças e adolescentes com familiares encarcerados: levantamento de impactos sociais, econômicos e afetivos’ é a primeira abordagem sobre o tema a ser realizada no país. Coordenado pela socióloga Ana Paula […]

Arilson Favareto, diretor Científico do Cebrap, foi nomeado professor titular da Cátedra Josué de Castro da Universidade de São Paulo (USP), uma posição dedicada ao estudo e promoção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Favareto sucede figuras renomadas como Tereza Campello e Ricardo Abramovay. O pesquisador destaca que, além de ser uma grande honra assumir […]

No fim da última semana foram anunciados os vencedores da 58º do Prêmio Jabuti, mais tradicional troféu literário do Brasil. A presidente do CEBRAP, Angela Alonso, foi a ganhadora na categoria Ciências Humanas pelo livro “Flores, Votos e Balas”, da Editora Companhia das Letras. No total, foram inscritos mais 2.400 obras para as 27 categorias do prêmio. […]