O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento é um dos signatários do manifesto, publicado em 5/8 nos principais jornais do país, “Em Defesa da Democracia e da Justiça”. O documento foi endossado por mais de 100 entidades, como a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Federação dos Bancos (Febraban), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Ordem dos Advogados do Brasil SP (OAB SP), universidades, sindicatos e outras entidade da sociedade civil.
O texto reitera o compromisso dos signatários com a soberania do povo brasileiro expressa pelo voto e defende o papel do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral como instâncias garantidoras da Constituição Federal e de segurança e eficiência do processo eleitoral.
“Todos os que subscrevem este ato reiteram seu compromisso inabalável com as instituições e as regras brasileiras do Estado Democrático de Direito, constitutivas da própria soberania do povo brasileiro que, na data simbólica da fundação dos cursos jurídicos no Brasil, em 11 de agosto, estamos a celebrar”, sustenta o último parágrafo.
Leia a carta na íntegra: