Durante o período em que ocupou a Presidência do G20, o governo brasileiro definiu três prioridades: fome e pobreza, governança global e mudanças climáticas. Uma Task Force foi criada para focar neste último tema, com o objetivo de elaborar políticas públicas que possam evitar que a temperatura média do planeta suba 1,5°C, como ficou estabelecido no Acordo de Paris.
O Cebrap Sustentabilidade assumiu a Secretaria Executiva dessa Task Force. A função inclui a sistematização, o suporte e a coordenação dos trabalhos de um grupo influente de doze especialistas, liderados pelas co-chairs Mariana Mazzucato e Vera Songwe. Os pesquisadores Arilson Favareto, professor da UFABC, e Bianca Tavolari, professora da FGV Direito São Paulo, são os coordenadores deste projeto no Cebrap Sustentabilidade.
A Task Force concentra-se em duas áreas fundamentais. A primeira é a formulação de diretrizes para planos nacionais de transição climática que sejam eficazes, equitativos e bem fundamentados, priorizando o envolvimento dos Estados nacionais. A segunda área foca em estabelecer princípios para reformar o setor financeiro, de modo que este esteja em plena conformidade com os objetivos do Acordo de Paris, introduzindo novas propostas regulatórias e ferramentas para o financiamento da transição climática pelo setor privado.