Cebrap Sustentabilidade lança chamada de artigos para compor coletânea dos 50 anos de debate sobre o tema

Há meio século foi realizada a Conferência de Estocolmo. Pela primeira vez chefes de Estado se reuniram para tratar de temas ambientais, dando início ao processo de formulação e disseminação da ideia de desenvolvimento sustentável. O ano de 2022 marca também os 30 anos de realização da segunda conferência das Nações Unidas sobre o tema, ocorrida no Rio de Janeiro, a chamada Eco92. Nessa ocasião, novos passos foram dados, transformando as preocupações ambientais em marcos institucionais para o seu tratamento. Além da Carta da Terra, foram adotadas três convenções internacionais sobre diversidade biológica, desertificação e mudanças climáticas.

Essas datas e o que elas representam são um bom convite para atualizar as reflexões acerca da evolução das ideias sobre sustentabilidade. Com este propósito três instituições acadêmicas, o CDS/UnB, o IEA/USP e o Cebrap/Sustentabilidade, lançam esta chamada de artigos, que deverão compor um livro (coletânea), a ser lançado em dezembro de 2022. O prazo para o envio dos artigos vai até 31 de julho de 2022. 

Trata-se de mais um esforço para contornar ou superar os riscos de banalização ainda maior ou de um tratamento excessivamente polissêmico dessa ideia tão relevante e decisiva para o futuro das sociedades humanas.

Para mais informações, acesse o edital completo aqui.

Para tirar dúvidas ou obter outras informações, envie uma mensagem para sustentabilidade@cebrap.org.br

 

Leia Também

Está disponível a terceira temporada do podcast gargalheira, com produção do Afro-Cebrap em parceria com a agência Alma Preta Jornalismo. O gargalheira é um podcast sobre arte afro-brasileira, visando a criação de um acervo de entrevistas com artistas visuais afro-brasileiros, o registro de suas visões acerca de suas obras e o mundo da arte. Os […]

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP, em virtude do Convênio SCON2016-02872, torna público que fará Cotação Prévia de Preços – Pesquisa de Mercado, para contratação de serviços de Coffee Break. Confira no link abaixo: Termo de referência 10-2017

A segunda edição dos Cadernos Afro Memória “Memória, representação e representatividade negra na política” conta com a participação de 13 colaboradoras e colaboradores: Aldair Rodrigues, Edilza Sotero, Fillipe Alves, Flávia Rios, Franco Nascimento, Gevanilda Santos, Guilherme Antunes, Guilherme Godoy, Gustavo Mesquita, Keisha-Khan Perry, Maria Júlia Ananias, Mário Medeiros e Wescrey Portes.