Cebrap Sustentabilidade lança chamada de artigos para compor coletânea dos 50 anos de debate sobre o tema

Há meio século foi realizada a Conferência de Estocolmo. Pela primeira vez chefes de Estado se reuniram para tratar de temas ambientais, dando início ao processo de formulação e disseminação da ideia de desenvolvimento sustentável. O ano de 2022 marca também os 30 anos de realização da segunda conferência das Nações Unidas sobre o tema, ocorrida no Rio de Janeiro, a chamada Eco92. Nessa ocasião, novos passos foram dados, transformando as preocupações ambientais em marcos institucionais para o seu tratamento. Além da Carta da Terra, foram adotadas três convenções internacionais sobre diversidade biológica, desertificação e mudanças climáticas.

Essas datas e o que elas representam são um bom convite para atualizar as reflexões acerca da evolução das ideias sobre sustentabilidade. Com este propósito três instituições acadêmicas, o CDS/UnB, o IEA/USP e o Cebrap/Sustentabilidade, lançam esta chamada de artigos, que deverão compor um livro (coletânea), a ser lançado em dezembro de 2022. O prazo para o envio dos artigos vai até 31 de julho de 2022. 

Trata-se de mais um esforço para contornar ou superar os riscos de banalização ainda maior ou de um tratamento excessivamente polissêmico dessa ideia tão relevante e decisiva para o futuro das sociedades humanas.

Para mais informações, acesse o edital completo aqui.

Para tirar dúvidas ou obter outras informações, envie uma mensagem para sustentabilidade@cebrap.org.br

 

Leia Também

A aprovação da Lei de Cotas (Lei 12.7111), que garante 50% das vagas das universidades e institutos federais a ex-alunos de escolas públicas, completou 10 anos no mês de agosto. Para celebrar a ocasião, o Afro-Cebrap e o GEMAA/IESP-UERJ realizou, no dia 11/8, o seminário “10 anos da Lei de Cotas”.