Chamada de resumos aberta para o GT 10 ‘Financeirização da vida cotidiana’ no 47º Encontro Anual ANPOCS

Está aberta a chamada de resumos para o Grupo de Trabalho 10 ‘Financeirização da vida cotidiana’, parte do 47º Encontro Anual ANPOCS. O GT é coordenado por Erik Bähre, da Universidade de Leiden, e Deborah Fromm, pesquisadora do Núcleo de Etnografias Urbanas do Cebrap.

O Grupo de Trabalho propõe uma reflexão sobre a financeirização enquanto um processo através do qual os mercados e produtos financeiros se tornam cada vez mais centrais para uma economia, de modo que passam a ser integrados à vida cotidiana.

Tal processo tem transformado nossas percepções sobre a vida humana de maneira mais ampla, de modo que cada uma de suas etapas (do nascimento até a morte) passa a ser pensada em termos econômicos. Por um lado, as pessoas utilizam produtos e serviços financeiros que as ajudam a cuidar de si mesmas e dos outros. Ao mesmo tempo, as dinâmicas da financeirização também podem ampliar as desigualdades sociais e criar novas formas de controle.

Nesta direção, busca-se congregar estudos empiricamente ricos que estejam atentos a tal processo e às suas consequências políticas, sociais e culturais, assim como seus impactos na (re)produção das desigualdades. O intuito do GT é explorar novas linguagens analíticas, teóricas e metodológicas para melhor entendermos a grande diversidade de experiências que os sujeitos estabelecem com os produtos e instituições financeiras.

O GT ocorrerá virtualmente. O prazo para o envio de resumos vai até o dia 5 de junho e as inscrições devem ser feitas através do site do evento: https://www.encontro2023.anpocs.com/site/capa

Leia Também

A primeira edição do Desafio MobApp 99-Cebrap está no ar e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a mobilidade urbana e o uso de aplicativos nas cidades brasileiras. Para isso, o programa selecionará 5 propostas de artigos acadêmicos inéditos sobre o tema “Aplicativos de mobilidade urbana nas cidades brasileiras”. Os(as) selecionados(as) desenvolverão seus respectivos […]

A última edição da revista Fapesp destacou a atuação do CEBRAP como um dos principais centros de pesquisas privados de São Paulo. A matéria coloca a instituição como uma referência em políticas públicas e destaca a forma de mantenção da casa. Para conferir a matéria completa, clique aqui.