Conferência “Paradoxos da Autonomia” reúne especialistas nacionais e internacionais no Cebrap

Organizada pelo Núcleo Direito e Democracia do Cebrap, a conferência “Paradoxos da autonomia: normatividade, libertação e dominação” reunirá especialistas da América do Sul e da Europa para discutir um tema que congrega várias áreas da filosofia contemporânea: os paradoxos da autonomia. Em três dias de debates no Cebrap, 25 a 27 de março, pesquisadores brasileiros e estrangeiros, interpelados pela obra de Christoph Menke, professor da Universidade de Frankfurt, apresentarão abordagens diversas sobre o assunto.


No âmbito da filosofia prática, da filosofia do direito ou da estética, a produção de Menke se destaca por dialogar com três tradições filosóficas a princípio heteróclitas. A partir do conceito de autonomia, Menke retoma a tradição da Filosofia Clássica Alemã. A partir do conceito de normatividade, acessa a tradição de Wittgenstein e Sellars. E a partir dos conceitos de Libertação e Dominação, discute o legado da Teoria Crítica. O evento dedicará painéis a esses diferentes temas e tradições filosóficas.


O evento ocorrerá será aberto à participação presencial e também via Zoom. Saiba mais e inscreva-se aqui.


Leia Também

No dia 17/11, o Cebrap promove o evento “Cebrap Lança: Arquiteturas Religiosas e a Construção da Esfera Pública”, obra de Paula Montero e Carlos Procópio. O lançamento do livro será realizado a partir das 11h, presencialmente, no auditório do Cebrap. Paula Montero (USP/Cebrap) e Carlos Procópio (IFSP) irão apresentar a publicação, que analisa cinco casos […]

O Seminário Cebrap do dia 27/10 discutiu o “Censo 2022: um retrato do país”, no auditório do Cebrap. O evento debateu as mudanças metodológicas no Censo 2022 comparado aos anteriores e as transformações demográficas que caracterizam o país na última década, especialmente no que diz respeito às populações indígena e quilombola.