Confira a edição mais recente da revista Novos Estudos Cebrap

A Novos Estudos acaba de lançar sua edição 122, que traz nove artigos e tem ensaio visual assinado pela artista plástica Elisa Bracher. Além disso, uma nova modalidade de assinatura anual foi criada, direcionada para pesquisadores em formação.

 

A Novos Estudos Cebrap lança, esta semana, a sua 122ª edição, reunindo nove artigos e ensaio visual da artista plástica Elisa Bracher. Abre a revista o artigo de César Braga-Pinto, que analisa a figura do andrógino em três textos de Coelho Neto (1864-1934). Em seguida, Jonas Delecave analisa o ensino de arquitetura na Escuelita de Buenos Aires durante os anos de ditatura militar argentina (1976-1983).

As relações de trabalho e as transformações de um distrito popular na China é tema de artigo de Maurício Reimberg, a partir de análise de Um elefante sentado quieto (2018), do cineasta chinês Hu Bo. Henry Burnett discute em seu texto a recepção no Brasil da obra do filósofo Friedrich Nietzsche e o reflexo dela na produção de escritores brasileiros.

Marília Pereira Bueno e Enio Passiani refletem sobre o modo como a sociologia da moral de Émile Durkheim pode ser interpretada como continuação e superação de certos pontos centrais da teoria de Kant. A partir de um estudo de caso na zona norte de São Paulo, o artigo de Alexandre Abdal e Tomás Wissenbach apresenta uma investigação das estratégias dos Polos de Desenvolvimento adotadas pelo Plano Diretor Estratégico da cidade.

Lizandro Lui, Luciana Leite Lima e Rafael Barbosa de Aguiar examinam como os consórcios intermunicipais se inserem na estrutura de regionalização da saúde, tendo como objeto de análise o estado do Rio Grande do Sul. David Maciel de Mello Neto apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o sistema carcerário fluminense, discutindo assuntos como o labirinto da execução penal e traçando um perfil de quem tem mais chance de sair do sistema. Fecha a revista o artigo de Pompilio Locks, que investiga as associações e regimes políticos em Porto Alegre de 1946 até 1988, de modo a compreender as relações socioestatais naquela cidade.

A revista impressa conta ainda com ensaio visual da artista plástica Elisa Bracher intitulado “Recortes da memória”, uma série de gravuras em metal que representam fragmentos de memórias e olhares de lugares e paisagens por onde a artista transitou.

A Novos Estudos 122 pode ser comprada no site da revista ou pode ser adquirida dentro do plano de assinatura anual, no valor de R$ 120. Neste ano a revista criou uma modalidade de assinatura anual direcionada aos estudantes de graduação e pós-graduação, no valor de R$ 80.

Para saber como assinar a revista impressa, visite o link: https://novosestudos.com.br/assinatura.

Os textos dessa edição podem ser lidos gratuitamente em http://novosestudos.com.br/produto/edicao-122/

Leia Também

Dois pesquisadores do Cebrap estão na lista de semifinalistas da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A premiação visa reconhecer as principais contribuições acadêmicas e científicas brasileiras. O livro Misoginia na internet, de Mariana Valente, está concorrendo na categoria de Direito. A obra publicada pela editora Fósforo apresenta uma abordagem interdisciplinar discutindo as mudanças culturais […]

Em 2023, os laboratórios do cebrap.lab estão organizados em duas trilhas, uma qualitativa e uma quantitativa, e em labs especiais, focados em técnicas multimétodos, em abordagens amplas de pesquisa ou em grandes bases de dados. Há descontos progressivos para quem cursar mais de um lab, seja ele especial ou das trilhas. De junho até dezembro […]

Está no ar a segunda edição do Desafio Longeviver Itaú-Cebrap. Este projeto tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento sobre envelhecimento populacional e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil. O programa apoiará a produção de cinco artigos acadêmicos inéditos sobre o tema. Serão selecionados cinco pesquisadores com propostas de estudos […]

“O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) expressa sua consternação diante da sentença proferida pela 6ª Vara Civil do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que determina a suspensão da comercialização e divulgação do livro “Religião e Conflito”. A sentença também condena a professora e pesquisadora Melvina Araújo ao pagamento de indenização […]