Conheça os bolsistas do Mecila: Junior Fellows Izadora Xavier do Monte e Krista Lillemets

O Mecila recebe bolsistas anualmente para um período de pesquisa de um ano em São Paulo, dividindo seu tempo entre o Cebrap e a USP para eventos e atividades acadêmicas. Como parte de sua integração, o Cebrap apresenta dois desses bolsistas quinzenalmente, compartilhando suas contribuições e pesquisas com a comunidade acadêmica.

Izadora Xavier do Monte é socióloga com doutorado pela Université Paris 8 e mestrado em estudos de gênero pela EHESS em Paris. Suas atividades de pesquisa se concentram na dinâmica da (in)segurança usando gênero e raça como categorias de análise. Ela lecionou nas universidades de Lille, Paris 8 e UnB, além de atuar como consultora para organizações como OCDE e ONU Mulheres. Atualmente no Mecila, seu projeto “Convivialidade Militarizada, Desigualdade e Resistência de Mulheres no Brasil” explora os efeitos particulares da militarização da guerra às drogas sobre as mulheres brasileiras das periferias, pesquisando como a exploração econômica, exclusão política e limitação de direitos fundamentais aumentam a vulnerabilidade feminina.

Krista Lillemets é socióloga com doutorado pela Faculdade Livre de Berlin, especializada em sociologia histórica global e economia política marxista do trabalho. Seus estudos enfocam a história global do trabalho, regimes de trabalho não livres e compulsórios, e a geopolítica do conhecimento, com um enfoque particular na América Latina e no Brasil. Ela já publicou diversos artigos sobre desigualdades sociais globais e a economia política da política social. Krista tem experiência como professora visitante na Universidade de Tallinn e como pesquisadora visitante na USP. Seu projeto atual no Mecila, “Configurações de trabalho coexistentes na ‘nova historiografia’ brasileira: uma abordagem periférica dos emaranhados macro-micro”, investiga a interação de formas de trabalho escravo, compulsório e livre no Brasil do século XIX, desafiando conceitos tradicionais de trabalho na ciência social e explorando as complexidades dos regimes de trabalho durante o capitalismo liberal-industrial.

Saiba mais no site do Mecila. Acesse aqui.

Leia Também

O Cebrap lamenta e condena a ação da Polícia Federal contra a reitoria e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), três meses depois de ação de mesmo tipo na Universidade Federal de Santa Catarina. As universidades, como todas as instituições públicas, estão sujeitas, por lei, à fiscalização dos órgãos competentes. Contudo, o uso […]

Paulo Todescan Mattos apresenta seminário sobre cooperações público-privadas no desenvolvimento industrial. O Estado tomador de riscos: cooperações público-privadas no desenvolvimento industrial Paulo Todescan Mattos, professor de Direito Econômico da FGV-RJ, pesquisador do CEBRAP e atualmente Diretor Vice-Presidente de Regulamentação da Oi. Foi Superintendente do BNDES. 18 de junho, sexta, às 16h no Auditório do Cebrap