Conheça os bolsistas do Mecila: Junior Fellows Izadora Xavier do Monte e Krista Lillemets

O Mecila recebe bolsistas anualmente para um período de pesquisa de um ano em São Paulo, dividindo seu tempo entre o Cebrap e a USP para eventos e atividades acadêmicas. Como parte de sua integração, o Cebrap apresenta dois desses bolsistas quinzenalmente, compartilhando suas contribuições e pesquisas com a comunidade acadêmica.

Izadora Xavier do Monte é socióloga com doutorado pela Université Paris 8 e mestrado em estudos de gênero pela EHESS em Paris. Suas atividades de pesquisa se concentram na dinâmica da (in)segurança usando gênero e raça como categorias de análise. Ela lecionou nas universidades de Lille, Paris 8 e UnB, além de atuar como consultora para organizações como OCDE e ONU Mulheres. Atualmente no Mecila, seu projeto “Convivialidade Militarizada, Desigualdade e Resistência de Mulheres no Brasil” explora os efeitos particulares da militarização da guerra às drogas sobre as mulheres brasileiras das periferias, pesquisando como a exploração econômica, exclusão política e limitação de direitos fundamentais aumentam a vulnerabilidade feminina.

Krista Lillemets é socióloga com doutorado pela Faculdade Livre de Berlin, especializada em sociologia histórica global e economia política marxista do trabalho. Seus estudos enfocam a história global do trabalho, regimes de trabalho não livres e compulsórios, e a geopolítica do conhecimento, com um enfoque particular na América Latina e no Brasil. Ela já publicou diversos artigos sobre desigualdades sociais globais e a economia política da política social. Krista tem experiência como professora visitante na Universidade de Tallinn e como pesquisadora visitante na USP. Seu projeto atual no Mecila, “Configurações de trabalho coexistentes na ‘nova historiografia’ brasileira: uma abordagem periférica dos emaranhados macro-micro”, investiga a interação de formas de trabalho escravo, compulsório e livre no Brasil do século XIX, desafiando conceitos tradicionais de trabalho na ciência social e explorando as complexidades dos regimes de trabalho durante o capitalismo liberal-industrial.

Saiba mais no site do Mecila. Acesse aqui.

Leia Também

O segundo dia de atividades da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais aconteceu em um sábado, 24 de março, e a única atividade foi uma mesa redonda que reuniu Otaviano Canuto [The World Bank], Marta Arretche [USP/CEM-Cebrap] e Ricardo Paes de Barros, chefe economista do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper [Instituto de […]

Organizada pelo Núcleo Direito e Democracia do Cebrap, a conferência “Paradoxos da autonomia: normatividade, libertação e dominação” reunirá especialistas da América do Sul e da Europa para discutir um tema que congrega várias áreas da filosofia contemporânea: os paradoxos da autonomia. Em três dias de debates no Cebrap, 25 a 27 de março, pesquisadores brasileiros […]