Eunice Ribeiro Durham: Cebrap homenageia uma das maiores antropólogas brasileiras

Responsável, junto com outros intelectuais, pela fundação do Cebrap em 1969, Eunice Ribeiro Durham foi uma das maiores antropólogas brasileiras. Ela faleceu em julho deste ano e deixou um legado intelectual inestimável. Além do destaque do seu trabalho na área da antropologia, Eunice escreveu textos considerados clássicos, formou muitos antropólogos e, acima de tudo, lutou pelo ensino superior de qualidade no país.

Professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, foi uma entusiasta da educação. Criou o Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da USP, foi secretária nacional de Educação Superior do Ministério de Educação, secretária nacional de Política Educacional do Ministério de Educação, e membro do Conselho Estadual de Educação.

Um pouco do legado e da trajetória de Eunice é contado neste vídeo, que reúne depoimentos de diferentes gerações que conviveram, de alguma forma, com a intelectual ou com a sua obra. Maria Hermínia Tavares, Teresa Caldeira, Omar Thomaz, Gabriel Feltran, Paula Montero e Helena Sampaio contam como Eunice Ribeiro Durham marcou suas vidas e a história da antropologia e ensino superior brasileiros. Confira!

 

(Foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP)

Leia Também

Nesta terça-feira, 26/9, foi lançado na sede da Open Society Foundations, no Rio de Janeiro, a revista Platô: Drogas e Políticas. Criada pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) em parceria com o CEBRAP, a publicação é a primeira no Brasil a tratar sobre o tema de políticas de drogas. A Platô foi pensada para preencher um vácuo […]