Acabou de ser lançado o livro ‘Desafio – Estudos da Mobilidade por Bicicleta 2‘, o segundo fruto da parceria Cebrap e Itaú dentro do projeto ‘Desafio Mobilidade’, cujo objetivo é fomentar a produção de conhecimento sobre mobilidade por bicicleta no Brasil.
Os artigos deste segundo volume do ‘Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap’ são:
- ‘Riscos e benefícios do transporte ativo na cidade de São Paulo sob a perspectiva da saúde‘, de Eduardo Rumenig Souza, formado em Educação Física e Ciências Sociais e atualmente doutorando pela Escola de Educação Física e Esporte da USP.
- ‘Políticas públicas para bicicleta: análise comparativa entre as cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro‘, de Tatiane Torres, graduada em Gestão Pública pela UFRJ e atualmente mestranda no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ.
- ‘Análise da infraestrutura cicloviária do município de São Paulo‘, de Kemmylle Sanny de Matos Ferreira, formada em engenharia civil pela UFPR e mestranda em Engenharia Geotécnica e Ambiental pela USP.
- ‘Segurança viária na cidade de São Paulo: um estudo sobre os acidentes com ciclistas‘, de Ruth Otamária da Silva Aires, formada em Engenharia Civil pela Anhembi Morumbi e atualmente mestranda no Programa de Engenharia de Transportes da Poli-USP.
- ‘Mobilidade(s) por bicicleta: estudo de caso do fluxo entre Jacarepaguá e Barra da Tijuca‘, de Paulo Hora, formado em Geografia pela UFF e atualmente pós-graduando na mesma instituição.
DOWNLOAD – DesafioMobilidade2_eBook
Baixe também o e-book do primeiro livro do ‘Desafio Mobilidade’: DesafioMobilidade1_eBook
Neste mês de julho teve início a terceira turma do projeto cujos artigos serão publicados em 2020.
No evento de lançamento de ‘Desafio – Estudos da Mobilidade por Bicicleta 2’, em 17 de julho aqui no Cebrap, falaram – de cima pra baixo – Carlos Torres Freire (Diretor Científico do Cebrap), Helen Faquinetti Costa (Gerente de Relações Institucionais do Itaú) e José Police Neto (Vereador do município de São Paulo)
Veja também “O impacto social do uso da bicicleta em São Paulo“, pesquisa feita pelo Cebrap com patrocínio do Itaú que foi lançada em 2018.