Cebrap participa do 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto, realizado em Osasco

Imagem: Cid Vieira/Ascom – CGU 

Realizado nos dias 10 e 11 de abril, em Osasco, o 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto proporcionou um fórum para o debate e a promoção de práticas de gestão transparente e participativa no Brasil. O encontro reuniu 250 participantes, com especialistas, acadêmicos e representantes dos setores governamentais e da sociedade civil se reuniram para discutir sobre transparência, participação cidadã, accountability e inovação administrativa.

A programação abrangeu uma variedade de atividades, incluindo oficinas, palestras e sessões de formação, todas voltadas para a construção de redes de aprendizado e o compartilhamento de experiências em governo aberto.

Uma das organizadoras do encontro foi Gabriela de Brelàz, pesquisadora do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva do Cebrap e professora da Unifesp, que enfatizou a importância da inclusão dos princípios de governo aberto nas políticas públicas em todo o país. Iagê Miola, pesquisador do Núcleo Direito e Democracia do Cebrap e professor cedido da Unifesp, também esteve presente no evento representando a Controladoria Geral da União.

Gabriela coordenou uma mesa-redonda intitulada “Governo Aberto na Perspectiva Acadêmica”, que abordou como os princípios de governo aberto podem ser integrados de maneira eficaz nas práticas administrativas e acadêmicas. A mesa contou com a participação de figuras importantes como Gisele Craveiro da Universidade de São Paulo (USP) e Luis Filipe Reinecke da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).

O evento foi marcado ainda pelo lançamento da Rede Brasileira de Governo Aberto, uma iniciativa voltada à promoção, ao aprimoramento e à difusão de práticas e políticas de Governo Aberto. A iniciativa representa um avanço significativo na consolidação de esforços colaborativos entre diferentes esferas de governo e a sociedade, visando fortalecer as práticas de governança aberta no país.

 

 

Leia Também

Dando prosseguimento às comemorações dos nossos 50 anos, o Cebrap promove, em nova parceria com o Sesc, as Jornadas Sesc Cebrap: Pesquisa e Futuro. Pensando em uma agenda para pesquisas em ciências sociais, especialistas debatem assuntos como tecnologia, práticas culturais, drogas, raça, mobilidade e políticas públicas. Todos os debates acontecerão no Centro de Pesquisa e […]

No quarto episódio da série #CebrapPesquisa, Ronaldo de Almeida fala sobre o comportamento do voto evangélico nas eleições de 2018. Integrante do Núcleo de Etnografias Urbanas e Diretor Científico do Cebrap, o antropólogo é coordenador desse trabalho financiado pelo CNPq e que está em fase de coleta de dados. A série #CebrapPesquisa tem como objetivo […]

O Cebrap e a Prefeitura de São Paulo, com o apoio do Itaú Unibanco, lançaram nesta semana da versão 2013 do Mapa das Ciclorrotas de São Paulo. O grande destaque dessa nova versão, que pode ser conferida digitalmente aqui, é a inclusão da ciclorrotas na zona leste da capital paulista e a identificação da localização das […]