Desafio Ipiranga-Cebrap: livro traz pesquisas inéditas sobre o futuro da mobilidade urbana

Foi lançado pelo Cebrap em parceria com a Ipiranga o livro “Caminhos e desafios para a mobilidade urbana no século XXI”, no Parque da Mobilidade Urbana, evento realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O livro é resultado do projeto Desafio Ipiranga-Cebrap: mobilidade e tendências. Nele 5 propostas de pesquisa foram selecionadas e incubadas no Cebrap para serem desenvolvidas ao longo de 6 meses. Cada trabalho foi acompanhado e orientado de perto por uma pesquisadora ou pesquisador do Cebrap.

O livro é composto por 5 capítulos e cada um deles traz uma pesquisa inédita no tema “O futuro da mobilidade urbana”.

A publicação abre com o texto de Rodrigo Foresta Wolffenbüttel que analisa o mercado de carros elétricos no Brasil e seus consumidores. O segundo capítulo é assinado por Maria Clara Schafaschek de Moraes e analisa os avanços e estagnações das políticas públicas da cidade de Curitiba – PR no sentido de promover uma mobilidade urbana mais sustentável. A terceira pesquisa, de Anna Carolina Lourenço Navarro, busca entender o papel do município na promoção da mobilidade urbana de baixa emissão. Para isso, a autora realizou um estudo de caso na cidade de Fortaleza – CE. O capítulo seguinte é escrito por Ian Monteiro, que faz uma análise da desigualdade racial no acesso à mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Por fim, fecha o livro o texto de Mariana Nicolau Batista, no qual a autora busca entender as barreiras oportunidades para a eletrificação do transporte rodoviário de passageiros no Brasil.

Acesse o livro aqui.

Leia Também

Está aberta até o dia 15 de dezembro uma chamada para trabalhos da II Conferência Internacional para Difusão de Políticas Públicas e Cooperação para o Desenvolvimento [II International Conference on Policy Diffusion and Development Cooperation] que acontecerá em São Paulo de 25 a 27 de maio de 2020. O evento, que começou como um seminário […]

Nós, pesquisadores e professores do AFRO/Cebrap, vimos com espanto e indignação a nomeação de Sérgio Camargo para o cargo de presidente da Fundação Palmares. Como divulgado nos meios de comunicação nacionais, Sérgio Camargo não apresenta competência técnica nem conhecimento teórico e histórico do próprio órgão para o qual foi designado representante maior, tampouco representa os […]