Desafio Ipiranga-Cebrap: livro traz pesquisas inéditas sobre o futuro da mobilidade urbana

Foi lançado pelo Cebrap em parceria com a Ipiranga o livro “Caminhos e desafios para a mobilidade urbana no século XXI”, no Parque da Mobilidade Urbana, evento realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O livro é resultado do projeto Desafio Ipiranga-Cebrap: mobilidade e tendências. Nele 5 propostas de pesquisa foram selecionadas e incubadas no Cebrap para serem desenvolvidas ao longo de 6 meses. Cada trabalho foi acompanhado e orientado de perto por uma pesquisadora ou pesquisador do Cebrap.

O livro é composto por 5 capítulos e cada um deles traz uma pesquisa inédita no tema “O futuro da mobilidade urbana”.

A publicação abre com o texto de Rodrigo Foresta Wolffenbüttel que analisa o mercado de carros elétricos no Brasil e seus consumidores. O segundo capítulo é assinado por Maria Clara Schafaschek de Moraes e analisa os avanços e estagnações das políticas públicas da cidade de Curitiba – PR no sentido de promover uma mobilidade urbana mais sustentável. A terceira pesquisa, de Anna Carolina Lourenço Navarro, busca entender o papel do município na promoção da mobilidade urbana de baixa emissão. Para isso, a autora realizou um estudo de caso na cidade de Fortaleza – CE. O capítulo seguinte é escrito por Ian Monteiro, que faz uma análise da desigualdade racial no acesso à mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Por fim, fecha o livro o texto de Mariana Nicolau Batista, no qual a autora busca entender as barreiras oportunidades para a eletrificação do transporte rodoviário de passageiros no Brasil.

Acesse o livro aqui.

Leia Também

Está aberta a chamada para novas(os) bolsistas do Mecila em 2020. São 5 bolsas para pesquisadores experientes (Senior Fellows) e 4 bolsas para recém doutores (Junior Fellows) com duração de 7 meses e alocadas na sede do Mecila, em São Paulo. Inscrições serão aceitas até 15 de janeiro de 2020. Saiba mais sobre as bolsas: […]

O professor Sérgio Adorno é o convidado do Seminário promovido pelo Núcleo Etnografias Urbanas do Cebrap, que acontece nesta sexta-feira (19), às 11h. O tema em debate será “Por que fracassam políticas de segurança progressistas?”. A pesquisadora Ana Paula Galdeano será a moderadora desse encontro, realizado em formato híbrido, no Auditório Cebrap e ao vivo […]