Desigualdades digitais são temas de publicações com apoio do Cebrap

Em seminário promovido nesta segunda, 28 de outubro, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação [Cetic.br], foram lançadas duas publicações que tiveram apoio do Cebrap e do Centro de Estudos da Metrópole: TIC Domicílios 2018 e o estudo setorial Desigualdades digitais no espaço urbano: um estudo sobre o acesso e o uso da Internet na cidade de São Paulo.

Após um abertura feita por Demi Getschko, um dos responsáveis por trazer a internet para o Brasil na década de 1990, e Alexandre Barbosa [Cetic.br], o seminário ‘Mapeando as desigualdades digitais’ teve início com a mesa “O território importa: inovações metodológicas para a medição de desigualdades digitais no nível local”, que teve a presença de Ellen Helsper [London School of Economics], Tomás Wissenbach [Cebrap] e Luis Claudio Kubota [IPEA], com mediação de Graziela Castello [Cebrap].

A segunda mesa do seminário foi intitulada “Desigualdades digitais e as políticas públicas: investigando as relações entre desigualdades digitais e sociais”, e teve a participação de Karen Mossberger [Arizona State University], Marta Arretche [Centro de Estudos da Metrópole] e Francisco Gaetani [EBAPE/FGV] e foi mediada por Fábio Senne [Cetic.br]. E então, durante um coquetel, foram lançadas as duas publicações que podem ser baixadas gratuitamente [em PDF]:

TIC Domicílios 2018

Desigualdades digitais no espaço urbano

Ellen Helsper, Graziela Castello, Tomás Wissenbach e Luis Claudio Kubota na primeira mesa do seminário

Se você perdeu a transmissão ao vivo do seminário “Mapeando as desigualdades digitais”, o Cetic.br disponibilizou a íntegra com a abertura e duas mesas.

Algumas das discussões deste seminário foram tratadas anteriormente – mais precisamente em 15 de agosto – na primeira mesa das #JornadasSescCebrap [“Tecnologia e Sociedade”] que contou com as presenças de Fábio Senne [Cetic.br] e Graziela Castello [Cebrap]. Confira abaixo o áudio da mesa.

Leia Também

‘Cebrap Pesquisa’ é uma série mensal que tem como objetivo divulgar – aqui no site, mas também no Facebook, Twitter e YouTube – trabalhos em andamento do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. O primeiro vídeo da série é Impacto Social do Uso da Bicicleta em São Paulo, um estudo feito pelo Cebrap com patrocínio […]

O CEBRAP lamenta profundamente a morte de Dom Paulo Evaristo Arns, Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo. Além de seu apoio direto à constituição deste centro de pesquisa, sendo um dos inspiradores do livro São Paulo: crescimento e pobreza, Dom Paulo será sempre lembrado por nunca ter se omitido diante do arbítrio e da desigualdade.

O Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap 2019 tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento sobre mobilidade por bicicleta no Brasil. O programa apoiará a produção de 5 artigos acadêmicos inéditos sobre o tema “A bicicleta na mobilidade urbana”. Serão selecionados 5 pesquisadores com propostas de estudos que serão desenvolvidos em seis meses. Os selecionados receberão o […]

“Aos meus filhos e seus companheiros de geração, para que façam mais e melhor”. Eis a dedicatória de Paul Singer em ‘Desenvolvimento e Crise’ [Difusão Europeia do Livro, 1968]. Tais palavras têm um significado múltiplo: o amor incondicional aos seus, o compromisso com a transformação, a esperança na juventude e a permanente busca do aperfeiçoamento. […]