Seminário ‘Mapeando as Desigualdades Digitais’

O Cebrap e o Centro de Estudos da Metrópole são parceiros do seminário Mapeando as desigualdades digitais – Novas metodologias e evidências para políticas públicas que acontecerá em São Paulo, no dia 28 de outubro, a partir das 14h. Iniciativa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, o seminário tem como objetivo “traçar um panorama atual da pesquisa sobre desigualdades de acesso e de uso da Internet no espaço urbano, bem como dos impactos de tais evidências para as políticas públicas de inclusão digital”.

O evento acontecerá no auditório do Edifício Bolsa de Imóveis (Av. das Nações Unidas, 11.541 – Brooklin) e marca ainda o lançamento das publicações “TIC Domicílios 2018” e o estudo setorial “Desigualdades digitais no espaço urbano: um estudo sobre o acesso e o uso da Internet na cidade de São Paulo”.

Inscreva-se para participar do evento AQUI.

Confira abaixo a programação completa:

14h – Abertura e apresentação dos principais resultados da pesquisa TIC Domicílios 2018
Alexandre Barbosa (Cetic.br)
Demi Getschko (NIC.br)

14h30 – O território importa: inovações metodológicas para a medição de desigualdades digitais no nível local
Painelistas: Ellen Helsper (London School of Economics and Political Science), Tomás Wissenbach (Cebrap) e Luis Claudio Kubota (IPEA)
Moderadora: Graziela Castello (Cebrap)

16h – Coffee break

16h30 – Desigualdades digitais e as políticas públicas: investigando as relações entre desigualdades digitais e sociais
Painelistas: Karen Mossberger (Arizona State University), Marta Arretche (Centro de Estudos da Metrópole/USP) e Francisco Gaetani (EBAPE/FGV)
Moderador: Fábio Senne (Cetic.br/NIC.br)

18h – Lançamento da “TIC Domicílios 2018” e do estudo setorial “Desigualdades digitais no espaço urbano: um estudo sobre o acesso e o uso da Internet na cidade de São Paulo”

Leia Também

Em 2009, o Cebrap – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – completa 40 anos. Para comemorar, a Cosac Naify, em nova parceria com o SESC SP, lança Retrato de grupo, que recupera a história da instituição que ajudou a formar o Brasil moderno. Em 2009, o Cebrap – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento […]

Organizado por Angela Alonso como editora convidada, o numero da JED nclui artigos de pesquisadores de ciências sociais e ciências naturais e visa apresentar uma visão brasileira do assunto ao público estrangeiro. Acaba de sair o número especial sobre a questão ambiental no Brasil, que Angela Alonso organizou como editora convidada para o JED – […]

Começou nesta quinta, 15 de agosto, as Jornadas Sesc Cebrap: Pesquisa e Futuro, mais um evento comemorativo da série #Cebrap50anos. Com mediação de Carlos Torres Freire, diretor científico do Cebrap, a mesa “Tecnologia e sociedade” trouxe Fábio Senne, Coordenador de Projetos de Pesquisa TIC no Cetic.br, e Graziela Castello, pesquisadora e diretora administrativa do Cebrap. […]