Elza Berquó é homenageada em eventos do IBGE e do UNFPA pelo seu impacto nos estudos populacionais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prestou homenagem à renomada demógrafa Elza Berquó durante o evento de divulgação dos primeiros resultados do Censo Demográfico 2022. A cerimônia ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 28/6.

Elza Berquó é reconhecida por suas contribuições significativas no campo dos estudos populacionais, sendo cofundadora do Cebrap, criadora do Nepo/Unicamp (Núcleo de Estudos de População) e cofundadora da ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais).

A homenagem prestada ao longo evento do IBGE é um reflexo do impacto que Elza Berquó teve na demografia brasileira. Assista aqui.

Além disso, a demógrafa também foi homenageada no Dia Mundial da População (11/7), em evento realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo IBGE, em Brasília. Ele marcou o lançamento do relatório anual do UNFPA: “8 Bilhões de Vidas, INFINITAS POSSIBILIDADES: em defesa de direitos e escolhas”.

Na homenagem, foi destacada a trajetória acadêmica de Elza no campo dos estudos demográficos e sua atuação comprometida com o avanço das políticas públicas no campo dos direitos sexuais e reprodutivos. Os livros “Com a palavra Elza Berquo” (2022) e “Encontros: Elza Berquó” (2019) foram distribuídos aos participantes. A pesquisadora Sandra Garcia, coordenadora do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap, esteve presente na ocasião. Assista ao evento aqui.

Leia Também

O Programa Internacional de Pós-Doutorado do Cebrap – ou IPP, de International Post-Doctoral Program – divulgou a programação do II Seminário de Pesquisa. Em dois dias, 8 e 9 de agosto, os(as) pós-doutorandos(as) das duas primeiras turmas apresentarão seus trabalhos, que tratam desde o voto evangélico até ativismo digital. Confira abaixo a programação completa. 08.08 […]

O primeiro episódio do CebrapCast debate “Os Miliates e a Democracia”. Os convidados são Octávio Amorim Neto, da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, um dos principais estudiosos da dimensão política das Forças Armadas no contexto brasileiro, e Anaís Passos, da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo trabalho tem abordado o tema dos militares […]

O Desafio Longeviver é um programa de formação e pesquisa que busca fomentar a produção de conhecimento sobre o envelhecimento da população brasileira e os desafios no mercado de trabalho. Esta edição da publicação conta com cinco artigos que relacionam o envelhecimento a outros marcadores de diferença e desigualdade como gênero, raça e classe. Além da apresentação […]