Elza Berquó é homenageada em eventos do IBGE e do UNFPA pelo seu impacto nos estudos populacionais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prestou homenagem à renomada demógrafa Elza Berquó durante o evento de divulgação dos primeiros resultados do Censo Demográfico 2022. A cerimônia ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 28/6.

Elza Berquó é reconhecida por suas contribuições significativas no campo dos estudos populacionais, sendo cofundadora do Cebrap, criadora do Nepo/Unicamp (Núcleo de Estudos de População) e cofundadora da ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais).

A homenagem prestada ao longo evento do IBGE é um reflexo do impacto que Elza Berquó teve na demografia brasileira. Assista aqui.

Além disso, a demógrafa também foi homenageada no Dia Mundial da População (11/7), em evento realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo IBGE, em Brasília. Ele marcou o lançamento do relatório anual do UNFPA: “8 Bilhões de Vidas, INFINITAS POSSIBILIDADES: em defesa de direitos e escolhas”.

Na homenagem, foi destacada a trajetória acadêmica de Elza no campo dos estudos demográficos e sua atuação comprometida com o avanço das políticas públicas no campo dos direitos sexuais e reprodutivos. Os livros “Com a palavra Elza Berquo” (2022) e “Encontros: Elza Berquó” (2019) foram distribuídos aos participantes. A pesquisadora Sandra Garcia, coordenadora do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap, esteve presente na ocasião. Assista ao evento aqui.

Leia Também

O Núcleo de Direito e Democracia do Cebrap abriu edital para uma bolsa de pós-doutorado para a condução do projeto “Teoria Política sobre o Fascismo, ontem e hoje”. A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Crises da Democracia: Teoria Crítica e Diagnóstico do Tempo Presente”, coordenado pelo professor Marcos Nobre, presidente do Cebrap, e apoiado pela […]

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP, manifesta profundo pesar pelo falecimento de Luiz Werneck Vianna, intelectual público de extraordinária influência ao longo de mais de quatro décadas da vida política nacional. Sua condição de intelectual público nutriu-se de seu profundo compromisso com a defesa da democracia, expressos na sua militância clandestina no […]