IEA-USP promove evento online para discutir as potencialidades e limitações do ChatGPT para a universidade

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, em parceria com o Cebrap, irá promover evento online com o tema “ChatGPT: Potencial, Limites e Implicações para a Universidade”, no dia 21/3, das 9h às 17h.

O ChatGPT é uma dessas tecnologias que, para muitos, representa uma nova fronteira da IA. O ChatGPT é capaz de redigir ensaios, trabalhos e responder lições de casa ou questões de uma prova. Ao mesmo tempo, pode diminuir o esforço de reflexão e cognição e enfraquecer a aprendizagem.

O encontro reunirá especialistas de diferentes áreas para discutir os potenciais e limites do ChatGPT e recomendar diretrizes para a sua utilização. Também serão analisados os impactos dessa nova ferramenta em relação ao ensino-aprendizagem e às questões éticas.

Participantes confirmados: Carlos Gilberto Carlotti Junior (USP, Reitor), Aluisio Augusto Cotrim Segurado (USP, Pró-Reitor de Graduação), Marcio de Castro Silva Filho (USP, Pró-reitor de Pós-Graduação), Denise Pires de Carvalho (Ministério da Educação, Secretária de Ensino Superior), Cristina Godoy (USP, FDRP e IEA), Dora Kaufman (PUC-SP), Fábio Cozman (Center for Artificial Intelligence USP-Fapesp-IBM), Glauco Arbix (OIC-IEA/USP), Guilherme Ary Plonski (USP, Diretor do IEA), Valdir Barzotto (USP, Vice Diretor da Faculdade de Educação), Naomar de Almeida Filho (UFBA e Cátedra Alfredo Bosi), Virgilio Almeida (UFMG e Cátedra Oscar Sala).

O evento é online e gratuito. Para assistir, acesse: iea.usp.br/aovivo

 

Leia Também

O Cebrap, representado pelo Núcleo de Etnografias Urbanas, em colaboração com a Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), anuncia a abertura de inscrições para uma bolsa de pós-doutorado financiada pela FAPESP. O projeto é intitulado “Crianças e adolescentes submetidas às piores formas de trabalho infantil em Santos […]

Em 2023, os laboratórios do cebrap.lab estão organizados em duas trilhas, uma qualitativa e uma quantitativa, e em labs especiais, focados em técnicas multimétodos, em abordagens amplas de pesquisa ou em grandes bases de dados. Há descontos progressivos para quem cursar mais de um lab, seja ele especial ou das trilhas. De maio até dezembro […]