Lançamento da pesquisa “Impactos Sociais do Envelhecimento Ativo” acontece na Longevidade Expo+Fórum, dia 29/9

O Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, em conjunto com o Itaú Viver Mais, lançará o livro “Impactos Sociais do Envelhecimento Ativo”. A publicação é resultado de uma pesquisa sobre a longevidade no Brasil, analisando 11 dimensões condicionantes para a qualidade de vida da população no processo do envelhecimento. O lançamento acontece durante a Longevidade Expo+Fórum 2022, no dia 29 de setembro, às 14h40. Assista ao lançamento online, acessando aqui.

A pesquisa foi realizada com a população de 50 anos ou mais em três capitais brasileiras (São Paulo, Salvador e Porto Alegre). No evento, serão apresentados os resultados de São Paulo. O estudo apresenta o Índice de Envelhecimento Ativo, derivado de indicadores de todas as dimensões propostas na pesquisa: inclusão digital, inclusão produtiva, segurança financeira, mobilidade, práticas culturais, bem-estar, saúde, exposição à violência, práticas de atividades físicas, capital social e autoestima.

A análise dos resultados permite observar o impacto de cada uma das diferentes dimensões na qualidade de vida dessa população e simultaneamente no desenvolvimento econômico e social da sociedade como um todo. Espera-se com os resultados estimular a promoção de políticas públicas e diferentes ações que garantam as condições adequadas de vida em uma sociedade que envelhece rapidamente.

Longevidade Expo+Fórum 2022

O evento é direcionado para a terceira idade, com informações, produtos, serviços e inovações para a qualidade de vida e o bem-estar desse público. A Longevidade Expo+Fórum acontece entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

Confira a programação completa aqui. 

Inscreva-se no evento e participe presencialmente aqui.

Leia Também

No Dia Internacional da Mulher o CEBRAP homenageia todas as mulheres que lutaram e lutam por uma sociedade mais igualitária na pessoa de sua pesquisadora sênior e sócia-fundadora, a demógrafa Elza Berquó. Elza desenvolveu pesquisas pioneiras sobre demografia, sexualidade, raça e saúde reprodutiva, que tiveram impacto tanto no debate intelectual quanto nas políticas públicas.

Nesta terça, 26 de fevereiro, o Cebrap e o Instituto Ethos promovem o seminário ‘Infraestrutura e Desenvolvimento: Política e a Gestão’. O evento, aberto ao público, acontece das 10h às 17h na sede do Cebrap [Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana – São Paulo]. Segue abaixo sinopse dos objetivos do encontro e a programação […]

Faleceu nesta terça-feira (30/8) em São Paulo, o professor Antonio Angarita, um dos fundadores do Cebrap. Ele teve papel ativo ao mobilizar o apoio de setores políticos e empresariais para a criação do Centro. Angarita esteve sempre ligado à Fundação Getúlio Vargas. Fundou em 1954 a Escola de Administração de Empresas (EASP), da qual foi […]