Maria Hermínia Tavares de Almeida recebe título de Professora Emérita pela USP

A pesquisadora Maria Hermínia Tavares de Almeida foi agraciada com o título de Professora Emérita pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia de entrega foi realizada no dia 22 de março, na Cidade Universitária de São Paulo.

Este reconhecimento veio em virtude de sua excepcional contribuição para o campo acadêmico, marcando um ponto alto na trajetória de uma pesquisadora que dedicou sua vida ao estudo das ciências políticas e relações internacionais.

A cerimônia de entrega contou com a presença de membros da comunidade acadêmica, incluindo o diretor da FFLCH, Paulo Martins, que fez a abertura do evento. Em seu discurso, Martins destacou a importância de Maria Hermínia para a universidade no plano intelectual, pela relevância de suas pesquisas, e no plano institucional, pelas contribuições decisivas na organização do Departamento de Ciência Política e na gestão dos programas acadêmicos da unidade.

O professor Fernando Limongi, do Departamento de Ciência Política e pesquisador do Cebrap, apresentou trajetória acadêmica de Maria Hermínia, destacando sua contribuição acadêmica e desempenho em várias posições institucionais.

Maria Hermínia é professora aposentada do Departamento de Ciência Política da FFLCH e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, pesquisadora sênior do Cebrap, coordenadora do International Postdoctoral Program (IPP) e do Núcleo de Estudos Internacionais. Também é autora de livros e pesquisas na área de políticas públicas, instituições políticas, opinião pública e política externa.

Assista à cerimônia completa: https://www.youtube.com/live/G9qCINnI9D8?si=enBA3XG-yi4yXwKi

 

 

Leia Também

Paulo Todescan Mattos apresenta seminário sobre cooperações público-privadas no desenvolvimento industrial. O Estado tomador de riscos: cooperações público-privadas no desenvolvimento industrial Paulo Todescan Mattos, professor de Direito Econômico da FGV-RJ, pesquisador do CEBRAP e atualmente Diretor Vice-Presidente de Regulamentação da Oi. Foi Superintendente do BNDES. 18 de junho, sexta, às 16h no Auditório do Cebrap

Está no ar nova pesquisa feita pelo Cebrap em parceria com o Itaú. Impacto Social do Uso da Bicicleta no Rio de Janeiro foi elaborada a partir de entrevistas domiciliares com indivíduos de 16 anos ou mais e amostragem com dois grupos distintos: população do município do RJ e ciclistas. A pesquisa foi coordenada por Carlos […]

Na próxima segunda, 5 de agosto, a partir das 11h, o Cebrap sedia mais uma edição do Diálogos Cebrap/Folha.  Com mediação da jornalista Ana Estela de Sousa, da Folha de S. Paulo, o economista Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna e Insper) e o demógrafo José Marcos Pinto da Cunha (Nepo e IFCH/Unicamp) discutem o […]