Memória, representação e representatividade negra na política é tema do II Caderno Afro Memória

O Núcleo Afro-Cebrap e o Projeto Afro Memória fazem o lançamento da segunda edição do Caderno Afro Memória, cujo tema é “Memória, representação e representatividade negra na política”, no dia 3/3, às 18h, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O Caderno Afro Memória é uma publicação feita em parceria e apoio com diversas instituições brasileiras e internacionais. A fim de difundir a memória do ativismo negro no Brasil, esta publicação é baseada em acervos reunidos pelo Projeto Afro Memória, que por sua vez é voltado para a recuperação, preservação, catalogação, digitalização e publicização de acervos reunidos por organizações e militantes negros Brasil afora.

A edição “Memória, representação e representatividade negra na política” conta com a participação de 13 colaboradoras e colaboradores: Aldair Rodrigues, Edilza Sotero, Fillipe Alves, Flávia Rios, Franco Nascimento, Gevanilda Santos, Guilherme Antunes, Guilherme Godoy, Gustavo Mesquita, Keisha-Khan Perry, Maria Júlia Ananias, Mário Medeiros e Wescrey Portes.

No evento de lançamento há presença confirmada de: Paulo C. Ramos (Afro-Cebrap), Mário Medeiros (AEL/Unicamp), Daniela Vieira (CEMI/Linha Hip Hop em Trânsito/UEL).

Sobre o Afro Memória

O projeto resulta de um esforço coletivo que envolve o AFRO-CEBRAP, linha de pesquisa “Hip hop em trânsito” do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Unicamp, o Programa para Populações Marginalizadas, da Universidade da Pensilvânia e o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/ Unicamp), onde os acervos são preservados e disponibilizados para pesquisa. As atividades contam com apoio da Porticus Foundation, Instituto Ibirapitanga, Fundação Tide Setubal, FAPESP, Open Society, UCLA Archives in Danger e Universidade da Pensilvânia.

 

Leia Também

Em 2023, os laboratórios do cebrap.lab estão organizados em duas trilhas, uma qualitativa e uma quantitativa, e em labs especiais, focados em técnicas multimétodos, em abordagens amplas de pesquisa ou em grandes bases de dados. Há descontos progressivos para quem cursar mais de um lab, seja ele especial ou das trilhas. De maio até dezembro […]

  Inscrições abertas até 30/6 para o segundo ano da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural    Já está disponível o edital para o segundo ano da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural. O objetivo é estimular a produção e a sistematização de conhecimento e a formação de capacidades nesse tema. Podem concorrer ao edital universidades públicas […]

Está no ar o segundo episódio do #CebrapPesquisa, série mensal que tem como objetivo divulgar trabalhos em andamento feitos pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. A pesquisa da vez trata das manifestações de junho de 2013, também conhecidas como “Jornadas de Junho”, e é coordenada por Angela Alonso, socióloga, professora da USP e presidente […]