NDAC promove lançamento do livro “Prefeitos, Vereadores e Partidos Políticos nas Disputas do OP” no Cebrap

No próximo dia 20/10, o Núcleo de Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Cebrap realizará um evento de lançamento do livro “Prefeitos, Vereadores e Partidos Políticos nas Disputas do OP”, de autoria de Luciana Andressa Martins de Souza, pesquisadora do Cebrap.

O livro, cuja versão online foi lançada em 2021 durante o período da pandemia, e a versão impressa em 2022, estava em estágio na França e agora será apresentado oficialmente em um seminário dedicado a publicação.

Além da autora, participam do debate os especialistas Katia Lima (Secretaria Geral da Presidência), Wagner Romão (Unicamp).

O evento será realizado em formato híbrido, presencialmente no auditório do Cebrap e com transmissão ao vivo nas redes sociais.

O livro terá 20% de desconto no dia do evento pela editora Edufes. Para obter o desconto, os interessados devem selecionar a opção “Comprar por e-mail”, seguir os passos descritos e mencionar “DESCONTO DE LANÇAMENTO” no assunto do e-mail. Acesse aqui.

Conheça os participantes:

Luciana Andressa Martins de Souza é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vice coordenadora do Núcleo Participação e Democracia (NUPAD) da UFES e pesquisadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e do Grupo de Estudos Governança Multinível em Políticas Sociais do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (PPGPOL/UFSCar), com Pós-Doutorado em Ciência Política pelo CEBRAP e em Gestão em Políticas Públicas pela EACH/USP.  Dedicou o doutorado e o pós-doutorado (NDAC/CEBRAP/FAPESP) desenvolvendo pesquisas sobre o Orçamento Participativo que resultaram no livro “Prefeitos, vereadores e partidos políticos nas disputas do OP: uma análise comparativa da adoção, continuidade, interrupção e do fim de uma inovação democrática” (FAPESP/EDUFES, 2021 ebook; 2022 impresso).

Kátia Cacilda Pereira Lima atualmente exerce o cargo de Coordenadora-Geral de Planejamento e Orçamento Participativo na Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República. Tecnóloga e especialista em gestão pública, responsável pela documentação técnica para o Conselho Municipal de Orçamento Participativo de Santo André/SP, de 1998 a 2001. Na Prefeitura de Guarulhos/SP, entre outras atribuições relevantes, foi Coordenadora nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, de 2010 a 2013; responsável pela pesquisa Orçamento Participativo de 2009 a 2012; Diretora do Departamento Orçamento Participativo de maio de 2003 a dezembro 2016. Possui diversas publicações sobre Orçamento Participativo, como “Orçamentos Participativos no Brasil”; “25 anos de Orçamentos Participativos no mundo” Lisboa, 2013”; e “Orçamento Participativo: Múltiplos Olhares”, Katia Cacilda Pereira Lima e Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, organizadoras, 1 ed, São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2014.

Wagner Romão é professor do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), membro pleno do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política na mesma universidade e co-coordenador do Núcleo de Pesquisas sobre Participação, Movimentos Sociais e Políticas Públicas (Nepac). Doutor em Sociologia pela USP (2010), dedicou o doutorado e o pós-doutorado (CEM/CEBRAP) em pesquisas sobre o Orçamento Participativo e continua trabalhando no campo de estudos sobre participação, democracia e políticas públicas, desenvolvendo pesquisas sobre capacidades estatais e participação e análises do processo político do Brasil e América Latina.

Serviço:
Lançamento do livro “Prefeitos, Vereadores e Partidos Políticos nas Disputas do OP”
Data:
20/10
Horário: 14h
Local: Auditório Cebrap (R. Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo) e ao vivo nas redes sociais

Leia Também

Na próxima sexta, 25 de outubro, o Cebrap e Fundação Getúlio Vargas (FGV) promovem o workshop “Opinião Pública e Relações Internacionais – O Projeto ‘Brasil, as Américas e o Mundo‘” O evento acontecerá no Salão Nobre da FGV [Av. 9 de Julho, 2029, 4º andar, Bela Vista, São Paulo]. Inscreva-se AQUI. Confira abaixo a programação […]

Livro e documentário revivem a luta de intelectuais que fizeram do Cebrap um lugar para se repensar o Brasil e o sentido da prática política. Era 1957. Ainda levaria tempo até chegar a escuridão da ditadura militar. Mas a resistência intelectual ao autoritarismo jogava suas sementes num seminário organizado por professores assistentes da Universidade de […]

O Cebrap foi um dos realizadores – numa parceria com o Nexo, o Insper e o Gife – do seminário “Políticas Públicas em debate: o que sabemos, o que queremos”. Durante o dia 4 de setembro, na sede do Insper em São Paulo, dezenas de especialistas de diversas áreas se encontraram para debater seis grandes […]