Núcleo de Direito e Democracia abre edital para bolsistas de iniciação científica

Estão abertas as inscrições para a seleção de dois/duas bolsistas de Iniciação Científica para a condução dos projetos “Judiciário e crise da democracia weimariana no diagnóstico de Franz Neumann” e “Juridificação e crise da democracia weimariana no diagnóstico de Otto Kirchheimer”. As bolsas são vinculadas ao projeto temático “Crises da democracia: Teoria Crítica e diagnóstico de tempo presente”, do Núcleo de Direito e Democracia do Cebrap e apoiado pela FAPESP. Veja aqui.

Os(as) candidatos(as) selecionados(as) deverão desenvolver um projeto de pesquisa com a orientação do pesquisador responsável. Espera-se que sejam cumpridas todas as exigências da FAPESP, especialmente a entrega dos relatórios parcial e final, acompanhados das respectivas prestações de contas. As bolsas têm duração de 12 meses.

As inscrições estão abertas até 19 de maio de 2022 e se voltam a pessoas matriculadas – e que assim permanecerão ao longo da duração da bolsa (12 meses) – em curso de graduação de instituição de ensino superior pública ou privada no estado de São Paulo. Interessados devem enviar um e-mail para o endereço selecaondd@gmail.com, identificando no assunto a bolsa desejada (“Bolsa 1: Neumann” ou “Bolsa 2: Kirchheimer”), com o currículo Lattes e uma carta de intenção, de no máximo 1 página, que demonstre seu interesse pelo tema.

Confira o edital completo aqui.

Leia Também

  Inscrições abertas até 30/6 para o segundo ano da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural    Já está disponível o edital para o segundo ano da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural. O objetivo é estimular a produção e a sistematização de conhecimento e a formação de capacidades nesse tema. Podem concorrer ao edital universidades públicas […]

Há meio século foi realizada a Conferência de Estocolmo. Pela primeira vez chefes de Estado se reuniram para tratar de temas ambientais, dando início ao processo de formulação e disseminação da ideia de desenvolvimento sustentável. O ano de 2022 marca também os 30 anos de realização da segunda conferência das Nações Unidas sobre o tema, ocorrida no Rio de Janeiro, a chamada Eco92.

4 de novembro de 2019, uma segunda-feira quente, foi o dia do lançamento do décimo quinto núcleo de pesquisa do Cebrap. Coordenado por Márcia Lima, o AFRO – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial nasce com objetivos ousados e urgentes. “O Afro é um núcleo de pesquisa, formação e difusão […]