Programa CopiCola recebe reconhecimento internacional da OCDE por práticas inovadoras na Administração Pública

O Programa CopiCola, uma iniciativa do 011.lab da Prefeitura Municipal de São Paulo em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, foi duplamente reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2022, o programa se destacou no Innovation Playbook do Observatory of Public Sector (OPSI) da OCDE, e em 2023, obteve sua inclusão na prestigiosa Case Study Library do OPSI.

A OCDE publica em seu Portal um guia com programas e projetos que servem de referência para governos em busca de aprimorar o serviço público. Em 2022, o Programa CopiCola foi o único exemplo brasileiro inserido nesse guia, evidenciando sua relevância internacional.

A inclusão do CopiCola na Case Study Library do OPSI da OCDE em 2023 representa um marco notável, destacando o programa como um exemplo de excelência em inovação social, com potencial para inspirar outras regiões e países.

O CopiCola tem como objetivo identificar e sistematizar práticas inovadoras com potencial de serem adotadas em diferentes contextos da administração pública. Para isso, disponibiliza guias de boas práticas para inovação no setor público, promovendo a transferência de conhecimento e a capacidade de inovar entre servidores e servidoras. No Cebrap, ele é realizado pelos pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento Monise Picanço, como coordenadora, Tomás Wissenbach, Marina Castro de Oliveira e Gabriela Trindade.

Atualmente, o CopiCola reúne 25 casos sistematizados, com 276 cidades do Brasil acessando o site do programa e a participação de diversas Secretarias Municipais, tanto na capital São Paulo quanto em outros municípios. Confira aqui.

Esse reconhecimento internacional reforça o compromisso do Núcleo de Desenvolvimento em impulsionar práticas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento na Administração Pública.

 

Leia Também

No quarto episódio da série #CebrapPesquisa, Ronaldo de Almeida fala sobre o comportamento do voto evangélico nas eleições de 2018. Integrante do Núcleo de Etnografias Urbanas e Diretor Científico do Cebrap, o antropólogo é coordenador desse trabalho financiado pelo CNPq e que está em fase de coleta de dados. A série #CebrapPesquisa tem como objetivo […]

O Desafio Longeviver é um programa de formação e pesquisa que busca fomentar a produção de conhecimento sobre o envelhecimento da população brasileira e os desafios no mercado de trabalho. Esta edição da publicação conta com cinco artigos que relacionam o envelhecimento a outros marcadores de diferença e desigualdade como gênero, raça e classe. Além da apresentação […]

O Cebrap e seus pesquisadores foram destaque em diversas reportagens em importantes veículos de comunicação em janeiro. Confira algumas delas a seguir. 03/01/2023 – Nexo – O que o novo governo coloca como prioridade na Saúde Leia aqui.  06/01/2023 – Folha de S.Paulo – Instituto Vladimir Herzog lança acervo digital com jornais clandestinos do período […]

A segunda edição dos Cadernos Afro Memória “Memória, representação e representatividade negra na política” conta com a participação de 13 colaboradoras e colaboradores: Aldair Rodrigues, Edilza Sotero, Fillipe Alves, Flávia Rios, Franco Nascimento, Gevanilda Santos, Guilherme Antunes, Guilherme Godoy, Gustavo Mesquita, Keisha-Khan Perry, Maria Júlia Ananias, Mário Medeiros e Wescrey Portes.