Programa CopiCola recebe reconhecimento internacional da OCDE por práticas inovadoras na Administração Pública

O Programa CopiCola, uma iniciativa do 011.lab da Prefeitura Municipal de São Paulo em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, foi duplamente reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2022, o programa se destacou no Innovation Playbook do Observatory of Public Sector (OPSI) da OCDE, e em 2023, obteve sua inclusão na prestigiosa Case Study Library do OPSI.

A OCDE publica em seu Portal um guia com programas e projetos que servem de referência para governos em busca de aprimorar o serviço público. Em 2022, o Programa CopiCola foi o único exemplo brasileiro inserido nesse guia, evidenciando sua relevância internacional.

A inclusão do CopiCola na Case Study Library do OPSI da OCDE em 2023 representa um marco notável, destacando o programa como um exemplo de excelência em inovação social, com potencial para inspirar outras regiões e países.

O CopiCola tem como objetivo identificar e sistematizar práticas inovadoras com potencial de serem adotadas em diferentes contextos da administração pública. Para isso, disponibiliza guias de boas práticas para inovação no setor público, promovendo a transferência de conhecimento e a capacidade de inovar entre servidores e servidoras. No Cebrap, ele é realizado pelos pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento Monise Picanço, como coordenadora, Tomás Wissenbach, Marina Castro de Oliveira e Gabriela Trindade.

Atualmente, o CopiCola reúne 25 casos sistematizados, com 276 cidades do Brasil acessando o site do programa e a participação de diversas Secretarias Municipais, tanto na capital São Paulo quanto em outros municípios. Confira aqui.

Esse reconhecimento internacional reforça o compromisso do Núcleo de Desenvolvimento em impulsionar práticas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento na Administração Pública.

 

Leia Também

Quão aderente são os sistemas de bike sharing em relação à realidade das cidades nas quais estão implantados? Quais os principais motivos de uso? Qual o nível de intermodalidade? E quais são os impactos? Estas e outras perguntas são respondidas no estudo “Caracterização social do bike sharing no Brasil”, pesquisa realizada pelo Cebrap em parceria […]

O Núcleo de Instituições Políticas e Eleições (NIPE) do Cebrap está disponibilizando uma vaga de pós-doutorado, com bolsa pré aprovada pela Fapesp, para atuar em pesquisa sobre presidencialismo e coalizões de governo no Brasil e na América Latina no âmbito do Projeto Temático “Instituições Políticas, Padrões de Interação Executivo-Legislativo e Capacidade Governativa”, sob coordenação de […]