Oficinas de Formação do Desjus: encontro aconteceu no dia 15/9

O Desjus (Desenvolvimento, Justiça e Cidadania), grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos Internacionais do Cebrap, e a Fundação Tide Setúbal criaram as Oficinas de Formação do Desjus, um projeto que visa abrir caminhos para a justiça na democracia brasileira.

No próximo dia 15/9, às 17h, acontece mais uma Oficina, intitulada “Privatização do espaço público e o direito à cidade: reconstrução de políticas culturais igualitárias”. Participam Karen Cunha, Guilherme Varella e Lucas Petroni, que será o moderador do debate. A proposta é a de debater o tema da privatização do espaço público e do direito à cidade tendo como horizonte as lutas e reivindicações políticas igualitárias que marcam o nosso tempo presente.

O evento busca responder as seguintes questões: Será possível em um país com dimensões e diversidade continentais uma política pública cultural igualitária? Como garantir o acesso à cidade de forma democrática? E ainda, qual o limite entre a atuação do estado e das empresas privadas na ocupação do espaço público?

O objetivo principal das Oficinas é analisar agendas de intervenções políticas antirracistas e radicalmente igualitárias que estão em andamento no Brasil. Ao dedicar-se à criação e à nomeação, as Oficinas alinham-se com projetos que buscam estabelecer novas institucionalidades no país, caracterizadas pela participação política, distribuição econômica e restauração histórica.

Assista à Oficina desta sexta-feira no Canal do Cebrap no YouTube – ou visualize abaixo.

Leia Também

A segunda edição dos Cadernos Afro Memória “Memória, representação e representatividade negra na política” conta com a participação de 13 colaboradoras e colaboradores: Aldair Rodrigues, Edilza Sotero, Fillipe Alves, Flávia Rios, Franco Nascimento, Gevanilda Santos, Guilherme Antunes, Guilherme Godoy, Gustavo Mesquita, Keisha-Khan Perry, Maria Júlia Ananias, Mário Medeiros e Wescrey Portes.

O prazo de inscrições para a chamada do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) para candidaturas a quatro bolsas de pós-doutorado da FAPESP foi prorrogado. Os temas das bolsas são: Bolsonarismo fora do eixo: uma perspectiva etnográfica (edital em português e inglês) Os estudos de contrapúblicos e a necessidade […]

O Cebrap e seus pesquisadores foram destaque em diversas reportagens em importantes veículos de comunicação em janeiro. Confira algumas delas a seguir. 03/01/2023 – Nexo – O que o novo governo coloca como prioridade na Saúde Leia aqui.  06/01/2023 – Folha de S.Paulo – Instituto Vladimir Herzog lança acervo digital com jornais clandestinos do período […]